O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103174 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 1396 "titulo" => "O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "O uso de situações-problema pode ser um grande recurso para o ensino de matemática, pois auxiliar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever como ocorreu a utilização de situações-problema em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município Marabá-PA, para ensinar conteúdos matemáticos. Na abordagem metodológica, usamos a pesquisa qualitativa, por meio do relato de experiências e o uso de diários de bordo de sete aulas, que ocorreram entre maio e junho de 2023. Para o referencial teórico selecionamos autores que trabalham a temática e documentos norteadores, tais como: Pontes (2018 e 2019), Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018), Silva (2012), Minayo (2007) e Martins (1997). Concluímos que a resolução das situações-problema contextualizadas com o cotidiano, despertaram curiosidades e a vontade de aprender nos alunos, isso proporcionou uma aprendizagem significativa, pois eles entendiam o que estavam fazendo. Verificamos que no decorrer das últimas aulas, os alunos mostraram uma evolução considerável na aprendizagem de matemática e na resolução de situações-problema, conseguindo ler, interpretar e resolver a maioria delas. Os alunos relataram que aprenderam muito durante as aulas, constatamos isso com o avanço que eles evidenciaram no decorrer das atividades propostas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1396_TB579_16112023211956.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIO CESAR LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIO" "autor_email" => "julio.silva@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103174 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 579 "inscrito_id" => 1396 "titulo" => "O USO DE SITUAÇÕES-PROBLEMA PARA O ENSINO E A APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS MATEMÁTICOS: EXPERIÊNCIAS COM ALUNOS DO 9° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL" "resumo" => "O uso de situações-problema pode ser um grande recurso para o ensino de matemática, pois auxiliar no desenvolvimento cognitivo e no desenvolvimento da capacidade de leitura e interpretação. Nesse contexto, o objetivo desse trabalho foi descrever como ocorreu a utilização de situações-problema em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública no município Marabá-PA, para ensinar conteúdos matemáticos. Na abordagem metodológica, usamos a pesquisa qualitativa, por meio do relato de experiências e o uso de diários de bordo de sete aulas, que ocorreram entre maio e junho de 2023. Para o referencial teórico selecionamos autores que trabalham a temática e documentos norteadores, tais como: Pontes (2018 e 2019), Base Nacional Comum Curricular-BNCC (2018), Silva (2012), Minayo (2007) e Martins (1997). Concluímos que a resolução das situações-problema contextualizadas com o cotidiano, despertaram curiosidades e a vontade de aprender nos alunos, isso proporcionou uma aprendizagem significativa, pois eles entendiam o que estavam fazendo. Verificamos que no decorrer das últimas aulas, os alunos mostraram uma evolução considerável na aprendizagem de matemática e na resolução de situações-problema, conseguindo ler, interpretar e resolver a maioria delas. Os alunos relataram que aprenderam muito durante as aulas, constatamos isso com o avanço que eles evidenciaram no decorrer das atividades propostas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1396_TB579_16112023211956.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JULIO CESAR LOPES DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JULIO" "autor_email" => "julio.silva@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }