CONSTITUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: POSSIBILIDADE DE TEORIZAÇÕES BOURDIEUSIANAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104403 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2016 "inscrito_id" => 7780 "titulo" => "CONSTITUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: POSSIBILIDADE DE TEORIZAÇÕES BOURDIEUSIANAS" "resumo" => "O presente trabalho integra parte de uma pesquisa em andamento, que é perpassada pela temática formação de professores, com ênfase em egressos de um curso de pós-graduação stricto sensu, motivada a partir da constatação do crescimento no número de professores que buscam o ingresso em programas de pós-graduação. A questão que norteou a escrita do texto foi: Como podemos aproximar os escritos de Pierre Bourdieu acerca do campo acadêmico à constituição da pós-graduação stricto sensu no Brasil? Para responder ao questionamento, elencou-se como objetivo apresentar um levantamento da organização da pós-graduação stricto sensu no Brasil, por meio dos Planos Nacionais da pós-graduação, relacionando a formação de professores e o campo acadêmico às teorizações bourdieusianas. A metodologia do trabalho se refere a uma abordagem qualitativa, que adotou a pesquisa documental como estratégia complementar para traçar o histórico da pós-graduação stricto sensu no Brasil atrelada às discussões teóricas de Pierre Bourdieu para análise deste. As considerações apontam que em um contexto de maior democratização a pós-graduação foi permeada por ideais e políticas neoliberais, que veem a produção de conhecimento enquanto mercadoria, ampliando as relações público-privado. As teorizações bourdieusianas se tornam possíveis acerca do campo acadêmico e formação de professores no Brasil, a partir do conceito de campo, capital e habitus, emergindo uma crítica ao neoliberalismo enquanto sistema de dominação e poder." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7780_TB2016_05102023224546.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TUANY CRISTINA CARVALHO SANTOS" "autor_nome_curto" => "TUANY CARVALHO" "autor_email" => "tuanycarvalho09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104403 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2016 "inscrito_id" => 7780 "titulo" => "CONSTITUIÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU NO BRASIL: POSSIBILIDADE DE TEORIZAÇÕES BOURDIEUSIANAS" "resumo" => "O presente trabalho integra parte de uma pesquisa em andamento, que é perpassada pela temática formação de professores, com ênfase em egressos de um curso de pós-graduação stricto sensu, motivada a partir da constatação do crescimento no número de professores que buscam o ingresso em programas de pós-graduação. A questão que norteou a escrita do texto foi: Como podemos aproximar os escritos de Pierre Bourdieu acerca do campo acadêmico à constituição da pós-graduação stricto sensu no Brasil? Para responder ao questionamento, elencou-se como objetivo apresentar um levantamento da organização da pós-graduação stricto sensu no Brasil, por meio dos Planos Nacionais da pós-graduação, relacionando a formação de professores e o campo acadêmico às teorizações bourdieusianas. A metodologia do trabalho se refere a uma abordagem qualitativa, que adotou a pesquisa documental como estratégia complementar para traçar o histórico da pós-graduação stricto sensu no Brasil atrelada às discussões teóricas de Pierre Bourdieu para análise deste. As considerações apontam que em um contexto de maior democratização a pós-graduação foi permeada por ideais e políticas neoliberais, que veem a produção de conhecimento enquanto mercadoria, ampliando as relações público-privado. As teorizações bourdieusianas se tornam possíveis acerca do campo acadêmico e formação de professores no Brasil, a partir do conceito de campo, capital e habitus, emergindo uma crítica ao neoliberalismo enquanto sistema de dominação e poder." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID7780_TB2016_05102023224546.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TUANY CRISTINA CARVALHO SANTOS" "autor_nome_curto" => "TUANY CARVALHO" "autor_email" => "tuanycarvalho09@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA (UEPG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }