IMPACTO POSITIVO DO PROGRAMA PIBID NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104304 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1905 "inscrito_id" => 9075 "titulo" => "IMPACTO POSITIVO DO PROGRAMA PIBID NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Na formação profissional, o estágio é uma etapa fundamental, pois permite ao aluno aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e se familiarizar com a carreira escolhida. Nesse sentido, o PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), em parceria com a Universidade de Franca, desempenha um papel expressivo na formação de docentes de Letras e Pedagogia, pois possibilita aos bolsistas vivenciarem o cotidiano escolar e interagirem com os profissionais da educação. Este relato de experiência reflete sobre a vivência de um grupo de pibidianos que atua em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, destacando os desafios, aprendizados e contribuições do estágio para a sua formação inicial, bem como a influência desses estudantes no avanço da aprendizagem dos alunos. O texto também discute as formas de articulação entre a teoria e a prática na preparação dos futuros professores. Com o tema de estudo "A prática do letrar em letramentos e multiletramentos", espera-se que o conteúdo estudado tenha contribuído para aprofundar o conhecimento teórico dos pibidianos e dos docentes em atuação nas escolas-campo acerca dos multi e novos letramentos, além de aprimorar a prática de ensino desses profissionais, contribuindo para que as crianças se apropriem do sistema de escrita, com a premissa de que a escola é uma instituição cujo principal compromisso está na formação de sujeitos protagonistas capazes de dialogar e assumir posicionamentos críticos ao interagir com o meio em que estão inseridos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9075_TB1905_20112023231644.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLENE CRISTINA VILAS BOAS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARLENE" "autor_email" => "marlenecvboas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FRANCA (UNIFRAN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104304 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1905 "inscrito_id" => 9075 "titulo" => "IMPACTO POSITIVO DO PROGRAMA PIBID NA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO BÁSICA" "resumo" => "Na formação profissional, o estágio é uma etapa fundamental, pois permite ao aluno aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na faculdade e se familiarizar com a carreira escolhida. Nesse sentido, o PIBID (Programa Institucional de Iniciação à Docência), em parceria com a Universidade de Franca, desempenha um papel expressivo na formação de docentes de Letras e Pedagogia, pois possibilita aos bolsistas vivenciarem o cotidiano escolar e interagirem com os profissionais da educação. Este relato de experiência reflete sobre a vivência de um grupo de pibidianos que atua em uma Escola Municipal de Ensino Fundamental, destacando os desafios, aprendizados e contribuições do estágio para a sua formação inicial, bem como a influência desses estudantes no avanço da aprendizagem dos alunos. O texto também discute as formas de articulação entre a teoria e a prática na preparação dos futuros professores. Com o tema de estudo "A prática do letrar em letramentos e multiletramentos", espera-se que o conteúdo estudado tenha contribuído para aprofundar o conhecimento teórico dos pibidianos e dos docentes em atuação nas escolas-campo acerca dos multi e novos letramentos, além de aprimorar a prática de ensino desses profissionais, contribuindo para que as crianças se apropriem do sistema de escrita, com a premissa de que a escola é uma instituição cujo principal compromisso está na formação de sujeitos protagonistas capazes de dialogar e assumir posicionamentos críticos ao interagir com o meio em que estão inseridos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID9075_TB1905_20112023231644.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARLENE CRISTINA VILAS BOAS SILVA" "autor_nome_curto" => "MARLENE" "autor_email" => "marlenecvboas@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE FRANCA (UNIFRAN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }