Este trabalho é um recorte do que está sendo desenvolvido no Projeto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM/CNPq, intitulado A escola como espaço para a construção e desconstrução de práticas discursivas relacionadas à sexualidade, aprovado conforme Edital N° 005/2014 - DP/PROPEG/UERN. Por sua vez, está vinculado à linha de pesquisa Estudo dos processos de produção identitária e de modos de subjetivação na contemporaneidade, do Grupo de Estudos do Discurso da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – GEDUERN. O objetivo principal é investigar como a questão da sexualidade é tratada no ambiente escolar. Como se trata de uma investigação ainda numa fase inicial, aqui se deterá apenas em apresentar os construtos teóricos previstos no Projeto: advindos de documentos oficiais que enfocam a sexualidade, como os PCNs – Temas transversais e Cadernos SECAD e, principalmente, das contribuições de Foucault (2005, 2011), no que se refere ao discurso e à sexualidade, e em diálogo com a área dos estudos culturais, na qual se destacam Louro (1999, 2004 e 2013), Furlani (2009, 2013), entre outros estudiosos que têm pesquisado sobre a sexualidade. Metodologicamente, faremos uso de uma abordagem qualitativa, que nos leva a trilhar um caminho discursivo e questionador, construindo uma análise interpretativista.