EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE RAIZ QUADRADA: O “BINGO RAIZ” COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM MATEMÁTICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104272 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 6787 "titulo" => "EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE RAIZ QUADRADA: O “BINGO RAIZ” COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM MATEMÁTICA" "resumo" => "O "Bingo Raiz" apresenta uma proposta didática para o ensino de raiz quadrada através de um jogo lúdico e interativo. A metodologia utilizada consistiu na construção de um jogo de bingo com materiais de fácil acesso e na aplicação em sala de aula com alunos do 8º ano do ensino fundamental. O objetivo da atividade foi tornar o aprendizado da radiciação mais atrativo e estimulante, propondo a criação de um jogo no formato de bingo, onde os alunos teriam que marcar as cartelas com as raízes ou os resultados das raízes sorteadas. O relato de experiência apresenta a importância de se trabalhar a matemática de forma lúdica e significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, emocional, moral e social dos estudantes. Além disso, destaca-se a relevância de refletir sobre as decorrências da ação de jogar, para fazer do jogo um recurso pedagógico que permite a aquisição de conceitos e valores essenciais à aprendizagem. Os resultados obtidos com a aplicação da proposta didática foram positivos, contribuindo para a formação completa dos alunos e para o melhor ensino e aprendizagem de matemática. A atividade foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou - Habib, no município de Abaetetuba, no Estado do Pará, pelo Programa Residência Pedagógica (RP), subprojeto RP. nos cursos em Educação no Campo e Matemática. Em resumo, "Bingo Raiz" apresenta uma proposta didática inovadora e eficiente para o ensino de raiz quadrada, que pode ser adaptada e aplicada em outras turmas e contextos educacionais." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6787_TB1869_18112023152338.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MONTEIRO GOMES" "autor_nome_curto" => "MARIA GOMES" "autor_email" => "maria.monteirogomes06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104272 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1869 "inscrito_id" => 6787 "titulo" => "EXPERIÊNCIA NO ENSINO DE RAIZ QUADRADA: O “BINGO RAIZ” COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO EM MATEMÁTICA" "resumo" => "O "Bingo Raiz" apresenta uma proposta didática para o ensino de raiz quadrada através de um jogo lúdico e interativo. A metodologia utilizada consistiu na construção de um jogo de bingo com materiais de fácil acesso e na aplicação em sala de aula com alunos do 8º ano do ensino fundamental. O objetivo da atividade foi tornar o aprendizado da radiciação mais atrativo e estimulante, propondo a criação de um jogo no formato de bingo, onde os alunos teriam que marcar as cartelas com as raízes ou os resultados das raízes sorteadas. O relato de experiência apresenta a importância de se trabalhar a matemática de forma lúdica e significativa, favorecendo o desenvolvimento cognitivo, emocional, moral e social dos estudantes. Além disso, destaca-se a relevância de refletir sobre as decorrências da ação de jogar, para fazer do jogo um recurso pedagógico que permite a aquisição de conceitos e valores essenciais à aprendizagem. Os resultados obtidos com a aplicação da proposta didática foram positivos, contribuindo para a formação completa dos alunos e para o melhor ensino e aprendizagem de matemática. A atividade foi realizada na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Esmerina Bou - Habib, no município de Abaetetuba, no Estado do Pará, pelo Programa Residência Pedagógica (RP), subprojeto RP. nos cursos em Educação no Campo e Matemática. Em resumo, "Bingo Raiz" apresenta uma proposta didática inovadora e eficiente para o ensino de raiz quadrada, que pode ser adaptada e aplicada em outras turmas e contextos educacionais." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6787_TB1869_18112023152338.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MONTEIRO GOMES" "autor_nome_curto" => "MARIA GOMES" "autor_email" => "maria.monteirogomes06@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ (UFPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }