IMPACTO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA EM RELAÇÃO A DOENÇAS OCASIONADAS POR CARRAPATOS E PIOLHOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103105 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 4877 "titulo" => "IMPACTO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA EM RELAÇÃO A DOENÇAS OCASIONADAS POR CARRAPATOS E PIOLHOS" "resumo" => "A significância da abordagem do ciclo de vida e as relações dos parasitas com seus hospedeiros, é uma estratégia válida para promoção da saúde e o bem-estar individual e coletivo. Desse modo o objetivo do trabalho foi relatar os impactos de uma palestra educativa e uso de modelos didáticos como ferramentas de sensibilização e conscientização sobre doenças transmitidas por carrapatos e piolhos. Esse tema foi escolhido porque ainda operam crendices, erros conceituais e preconceitos sobre infestação e prevalência desses parasitas, que são muito comuns no cotidiano de escolas brasileiras. Outro detalhe é que na ocasião, a mídia destacava casos de febre maculosa em alguns estados do Brasil. Utilizou-se as técnicas de leitura scanning, skimming e leitura de estudo para a seleção de informações de apostilas, livros e artigos científicos indicados pelo professor de parasitologia da universidade e a professora regente do colégio. Em apoio a palestra foram produzidos materiais didáticos em maior escala na forma de modelos em “biscuit”. A análise da reação dos estudantes aos elementos expositivos como a palestra e atividades práticas relacionados ao tema levaram em consideração aspectos como manipulação dos objetos, capacidade de apropriação dos conceitos e sensibilização provocada. Os resultados evidenciaram que mesmo que as palestras sejam artifícios convencionais de aprendizado, ainda provocam sinalizações significativas para o aprendizado, numa geração digital. A área de Parasitologia carece de alguns manuais que possam estender o conhecimento sob a forma de experiências para promoção da socialização da ciência nas escolas do ensino básico." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4877_TB506_30082023175344.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN DA ROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN" "autor_email" => "jeandarosaoficial@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103105 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 506 "inscrito_id" => 4877 "titulo" => "IMPACTO DA CONTEXTUALIZAÇÃO DA SAÚDE NA ESCOLA EM RELAÇÃO A DOENÇAS OCASIONADAS POR CARRAPATOS E PIOLHOS" "resumo" => "A significância da abordagem do ciclo de vida e as relações dos parasitas com seus hospedeiros, é uma estratégia válida para promoção da saúde e o bem-estar individual e coletivo. Desse modo o objetivo do trabalho foi relatar os impactos de uma palestra educativa e uso de modelos didáticos como ferramentas de sensibilização e conscientização sobre doenças transmitidas por carrapatos e piolhos. Esse tema foi escolhido porque ainda operam crendices, erros conceituais e preconceitos sobre infestação e prevalência desses parasitas, que são muito comuns no cotidiano de escolas brasileiras. Outro detalhe é que na ocasião, a mídia destacava casos de febre maculosa em alguns estados do Brasil. Utilizou-se as técnicas de leitura scanning, skimming e leitura de estudo para a seleção de informações de apostilas, livros e artigos científicos indicados pelo professor de parasitologia da universidade e a professora regente do colégio. Em apoio a palestra foram produzidos materiais didáticos em maior escala na forma de modelos em “biscuit”. A análise da reação dos estudantes aos elementos expositivos como a palestra e atividades práticas relacionados ao tema levaram em consideração aspectos como manipulação dos objetos, capacidade de apropriação dos conceitos e sensibilização provocada. Os resultados evidenciaram que mesmo que as palestras sejam artifícios convencionais de aprendizado, ainda provocam sinalizações significativas para o aprendizado, numa geração digital. A área de Parasitologia carece de alguns manuais que possam estender o conhecimento sob a forma de experiências para promoção da socialização da ciência nas escolas do ensino básico." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4877_TB506_30082023175344.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEAN DA ROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEAN" "autor_email" => "jeandarosaoficial@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }