O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104235 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1828 "inscrito_id" => 7714 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este texto retrata algumas experiências/vivências como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP), proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa promover a formação inicial qualificada de docentes da Educação Básica, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional. O recorte aqui trazido diz respeito às minhas experiências construídas e vivenciadas no decorrer dos Módulos I e II do Programa em questão, no presente ano. De forma reflexiva e temporal, descrevo parte dos conhecimentos constituídos, a partir da minha imersão no PRP, como licencianda do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Além disso, torno flagrante a relevância que o Programa tem atribuído ao meu aprimoramento científico e profissional. Por meio da pesquisa de natureza qualitativa, este trabalho não busca apresentar um padrão único de realidade por “admitir a maleabilidade e a contradição que compõem os contextos diversos, bem como pelo fato de a investigação depender das concepções, dos objetivos e dos valores das pesquisadoras do estudo” (CHIZZOTTI, 2008, p. 26). As experiências que o Programa de Residência Pedagógica têm trazido para a minha formação são enormes, sobretudo por estar, como residente, inserida na escola-campo, de forma inclusiva, plural, engajada, junto às docentes preceptora e orientadora. Trata-se de um laboratório de pesquisas, no qual lemos e estudamos textos de autores/as que discutem, em suas obras, a formação docente e a formação específica; analisamos situações-problema que envolvem os processos de ensino e aprendizagem, no contexto da escola-campo; desenvolvemos estratégias educacionais para melhorar o Ensino Básico." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7714_TB1828_04102023210253.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDILENE DA SILVA LIRA" "autor_nome_curto" => "VALDILENE DA SI" "autor_email" => "valdilenesilvalira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104235 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1828 "inscrito_id" => 7714 "titulo" => "O PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE" "resumo" => "Este texto retrata algumas experiências/vivências como bolsista do Programa de Residência Pedagógica (PRP), proveniente da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que visa promover a formação inicial qualificada de docentes da Educação Básica, contribuindo para o aperfeiçoamento profissional. O recorte aqui trazido diz respeito às minhas experiências construídas e vivenciadas no decorrer dos Módulos I e II do Programa em questão, no presente ano. De forma reflexiva e temporal, descrevo parte dos conhecimentos constituídos, a partir da minha imersão no PRP, como licencianda do Curso de Licenciatura em Letras-Português do Instituto Federal de Alagoas (Ifal). Além disso, torno flagrante a relevância que o Programa tem atribuído ao meu aprimoramento científico e profissional. Por meio da pesquisa de natureza qualitativa, este trabalho não busca apresentar um padrão único de realidade por “admitir a maleabilidade e a contradição que compõem os contextos diversos, bem como pelo fato de a investigação depender das concepções, dos objetivos e dos valores das pesquisadoras do estudo” (CHIZZOTTI, 2008, p. 26). As experiências que o Programa de Residência Pedagógica têm trazido para a minha formação são enormes, sobretudo por estar, como residente, inserida na escola-campo, de forma inclusiva, plural, engajada, junto às docentes preceptora e orientadora. Trata-se de um laboratório de pesquisas, no qual lemos e estudamos textos de autores/as que discutem, em suas obras, a formação docente e a formação específica; analisamos situações-problema que envolvem os processos de ensino e aprendizagem, no contexto da escola-campo; desenvolvemos estratégias educacionais para melhorar o Ensino Básico." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID7714_TB1828_04102023210253.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDILENE DA SILVA LIRA" "autor_nome_curto" => "VALDILENE DA SI" "autor_email" => "valdilenesilvalira@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }