OS SENTIDOS DE SER PROFESSOR PRODUZIDOS NA ATUAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA, CAFS/UFPI
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104226 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1818 "inscrito_id" => 3220 "titulo" => "OS SENTIDOS DE SER PROFESSOR PRODUZIDOS NA ATUAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA, CAFS/UFPI" "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem como objetivo de discutir os sentidos de ser professor produzidos em estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia a partir das atividades desenvolvidas em Instituições de Educação Infantil junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa tem caráter qualitativo e adota como objeto de análise questionários - com perguntas abertas e fechadas, aplicados junto a estudantes - bolsistas e voluntários, sobre as experiências e vivências em Instituições de Educação Infantil da cidade de Floriano – PI. Adota como referência os estudos de Leontiev (1978), Rudduck (1991), Luckesi (2010), Day (1999), Aguiar e Ozella (2006), Marcelo (2009), Melo (2020), Oliveira (2019), Oliveira e Gama (2014), dentre outros. O trabalho junto as crianças, as professoras e os demais agentes educativos que integram as comunidades escolares as quais integramos na realizar das atividades do PIBID nos ajudam, cotidianamente, a construir sentidos sobre ser professor a partir de experiências e vivências que envolvem os desafios presentes na busca pela construção de uma educação de qualidade para todos, sobre os modos de pensar a organização ensino e as relações com as famílias/responsáveis. Ao conhecer os desafios enfrentados pelas Instituições ampliamos nosso olhar sobre os desafios internos e externos, ao mesmo tempo em que buscamos, junto as professoras, construir ações garantam melhorias na qualidade do ensino ofertado as crianças." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3220_TB1818_20112023202752.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANMILA BARBOSA MARTINS" "autor_nome_curto" => "JANMILA" "autor_email" => "janmilab.m@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104226 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1818 "inscrito_id" => 3220 "titulo" => "OS SENTIDOS DE SER PROFESSOR PRODUZIDOS NA ATUAÇÃO EM INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO INFANTIL: NARRATIVAS DE ESTUDANTES DO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA, CAFS/UFPI" "resumo" => "O trabalho ora apresentado tem como objetivo de discutir os sentidos de ser professor produzidos em estudantes do Curso de Licenciatura em Pedagogia a partir das atividades desenvolvidas em Instituições de Educação Infantil junto ao Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia, Campus Amílcar Ferreira Sobral (CAFS), Universidade Federal do Piauí (UFPI). A pesquisa tem caráter qualitativo e adota como objeto de análise questionários - com perguntas abertas e fechadas, aplicados junto a estudantes - bolsistas e voluntários, sobre as experiências e vivências em Instituições de Educação Infantil da cidade de Floriano – PI. Adota como referência os estudos de Leontiev (1978), Rudduck (1991), Luckesi (2010), Day (1999), Aguiar e Ozella (2006), Marcelo (2009), Melo (2020), Oliveira (2019), Oliveira e Gama (2014), dentre outros. O trabalho junto as crianças, as professoras e os demais agentes educativos que integram as comunidades escolares as quais integramos na realizar das atividades do PIBID nos ajudam, cotidianamente, a construir sentidos sobre ser professor a partir de experiências e vivências que envolvem os desafios presentes na busca pela construção de uma educação de qualidade para todos, sobre os modos de pensar a organização ensino e as relações com as famílias/responsáveis. Ao conhecer os desafios enfrentados pelas Instituições ampliamos nosso olhar sobre os desafios internos e externos, ao mesmo tempo em que buscamos, junto as professoras, construir ações garantam melhorias na qualidade do ensino ofertado as crianças." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3220_TB1818_20112023202752.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JANMILA BARBOSA MARTINS" "autor_nome_curto" => "JANMILA" "autor_email" => "janmilab.m@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }