O FERRO PRESENTE NAS PANELAS TAMBÉM ESTÁ NO NOSSO SANGUE? CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103911 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1463 "inscrito_id" => 947 "titulo" => "O FERRO PRESENTE NAS PANELAS TAMBÉM ESTÁ NO NOSSO SANGUE? CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ferro é um elemento que está presente na natureza em sua forma metálica, no entanto também é um nutriente essencial para humanos, sendo crucial no metabolismo energético transportando oxigênio e sintetizando DNA. Assim, o presente trabalho é o relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Licenciatura em Química que participam do Projeto Licenciando, que visa incentivar à prática pedagógica aos cursos de Licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Começamos a oficina acerca do tema Eletroquímica, da qual participaram 54 alunos de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Campo Mourão, fazendo a seguinte questão norteadora: “O ferro presente em nosso sangue é o mesmo ferro presente nas panelas? Explique”. Analisarmos as respostas, e preocupantemente (40%) dos alunos não reconheceram a diferença entre as espécies do ferro, metálico e iônico. Ao passo que, embora (60%) dos alunos que consideraram que há diferença entre as espécies de ferro, (45%) não souberam justificar tais diferenças. Somente 15% dos alunos responderam e justificaram corretamente. Tendo em vista a grande confusão acerca de conceitos relativamente básicos, que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas, defendemos a importância da Alfabetização Científica (AC) nas aulas de Química. A experiência no desenvolvimento desta oficina foi muito prazerosa e nos motivou ainda mais a aprimorar diferentes abordagens e recursos didáticos para promovermos uma educação mais justa e igualitária." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID947_TB1463_21112023223045.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CAVALCANTE MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "Paula Cavalcant" "autor_email" => "paulacavalcantemonteiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103911 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1463 "inscrito_id" => 947 "titulo" => "O FERRO PRESENTE NAS PANELAS TAMBÉM ESTÁ NO NOSSO SANGUE? CONCEPÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO MÉDIO" "resumo" => "O ferro é um elemento que está presente na natureza em sua forma metálica, no entanto também é um nutriente essencial para humanos, sendo crucial no metabolismo energético transportando oxigênio e sintetizando DNA. Assim, o presente trabalho é o relato de experiência desenvolvido por graduandos do curso de Licenciatura em Química que participam do Projeto Licenciando, que visa incentivar à prática pedagógica aos cursos de Licenciatura da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Começamos a oficina acerca do tema Eletroquímica, da qual participaram 54 alunos de duas turmas de segundo ano do Ensino Médio de uma escola pública no município de Campo Mourão, fazendo a seguinte questão norteadora: “O ferro presente em nosso sangue é o mesmo ferro presente nas panelas? Explique”. Analisarmos as respostas, e preocupantemente (40%) dos alunos não reconheceram a diferença entre as espécies do ferro, metálico e iônico. Ao passo que, embora (60%) dos alunos que consideraram que há diferença entre as espécies de ferro, (45%) não souberam justificar tais diferenças. Somente 15% dos alunos responderam e justificaram corretamente. Tendo em vista a grande confusão acerca de conceitos relativamente básicos, que afetam diretamente a qualidade de vida das pessoas, defendemos a importância da Alfabetização Científica (AC) nas aulas de Química. A experiência no desenvolvimento desta oficina foi muito prazerosa e nos motivou ainda mais a aprimorar diferentes abordagens e recursos didáticos para promovermos uma educação mais justa e igualitária." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID947_TB1463_21112023223045.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PAULA CAVALCANTE MONTEIRO" "autor_nome_curto" => "Paula Cavalcant" "autor_email" => "paulacavalcantemonteiro@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }