ESCOLA, UNIVERSIDADE E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102900 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 679 "titulo" => "ESCOLA, UNIVERSIDADE E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo compartilhar os caminhos teóricos e práticos, vivenciados pelo professor da sala de aula, licenciandos de ciências biológicas e coordenadores do Programa Residência Pedagógica da UNESPAR/Paranaguá. Estes caminhos buscam impulsionar a produção de atividades para o ensino-aprendizagem, ambientadas no conteúdo das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Fundamental. O desafio pedagógico emergiu de dois conteúdos: o primeiro para estudantes do sétimo ano - Flores e suas partes - agentes polinizadores e o segundo para estudantes do nono ano - Evolução: Fixismo, Lamarckismo e Darwinismo. Cinco etapas desencadearam as ações destes caminhos: a) contato inicial do professor de sala de aula com os integrantes do Programa Residência Pedagógica, licenciandos e coordenadores, definindo os elementos que compõem o planejamento, b) encontros semanais para a verificação das potencialidades e desafios da prática em sala de aula, c) leituras e preparo dos materiais e instrumentos para atender as expectativas dos estudantes da escola, d) prática pedagógica real que compreendeu o momento de efetivação da proposta, e) diálogo e reflexão final sobre os desafios e as potencialidades das atividades realizadas. Ao longo do processo foram especialmente privilegiados na dimensão pedagógica do planejamento a alfabetização científica, a taxonomia de Bloom, o exercício da criatividade, o desenvolvimento da criticidade e a ampliação da capacidade de comunicação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID679_TB275_28082023222046.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE MENDES" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michelle.florida@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102900 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 275 "inscrito_id" => 679 "titulo" => "ESCOLA, UNIVERSIDADE E RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA: PROPOSTAS PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS" "resumo" => "O presente estudo tem por objetivo compartilhar os caminhos teóricos e práticos, vivenciados pelo professor da sala de aula, licenciandos de ciências biológicas e coordenadores do Programa Residência Pedagógica da UNESPAR/Paranaguá. Estes caminhos buscam impulsionar a produção de atividades para o ensino-aprendizagem, ambientadas no conteúdo das Ciências da Natureza e suas Tecnologias no Ensino Fundamental. O desafio pedagógico emergiu de dois conteúdos: o primeiro para estudantes do sétimo ano - Flores e suas partes - agentes polinizadores e o segundo para estudantes do nono ano - Evolução: Fixismo, Lamarckismo e Darwinismo. Cinco etapas desencadearam as ações destes caminhos: a) contato inicial do professor de sala de aula com os integrantes do Programa Residência Pedagógica, licenciandos e coordenadores, definindo os elementos que compõem o planejamento, b) encontros semanais para a verificação das potencialidades e desafios da prática em sala de aula, c) leituras e preparo dos materiais e instrumentos para atender as expectativas dos estudantes da escola, d) prática pedagógica real que compreendeu o momento de efetivação da proposta, e) diálogo e reflexão final sobre os desafios e as potencialidades das atividades realizadas. Ao longo do processo foram especialmente privilegiados na dimensão pedagógica do planejamento a alfabetização científica, a taxonomia de Bloom, o exercício da criatividade, o desenvolvimento da criticidade e a ampliação da capacidade de comunicação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID679_TB275_28082023222046.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELLE MENDES" "autor_nome_curto" => "MICHELLE" "autor_email" => "michelle.florida@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }