OBSTÁCULOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTI EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104159 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1749 "inscrito_id" => 2717 "titulo" => "OBSTÁCULOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTI EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL" "resumo" => "Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foram observadas as dificuldades enfrentadas em uma escola da Rede Pública de ensino e seu corpo docente durante a implementação do Novo Ensino Médio. Dessa forma, este artigo analisa como a efetivação da alteração no método de ensino mudou aspectos físicos e metodológicos, apresentando confrontações ocorridas no processo de adaptação pelo qual a escola vem passando. O colégio Estadual Almeida Cavalcanti, localizado na área urbana de Palmeira dos Índios/AL, foi o foco desta pesquisa. Os dados foram obtidos através de análises bibliográficas em produções que viabilizaram uma investigação em relação ao Novo Ensino Médio e as barreiras que provocou na Educação Básica. Ademais utilizamos a observação participante, disponibilizada pela atuação no PIBID, além de entrevistas com indivíduos envoltos no processo de adaptação, abordando obstáculos que apareceram com a aprovação da lei nº 13.415/2017, esta que apresenta a nova estrutura da etapa de ensino. A pesquisa usou como base trabalhos dos autores Silva (2022), Much (2021) e Nuñez (2002). Os autores tratam das dificuldades do novo modo de ensino e analisam lacunas presentes na formação do currículo e a falta de preparo das escolas para as mudanças. A metodologia principal foi marcada por entrevistas próprias ao campo da História Oral, tomando como base Meihy (2015) e Alberti (2005). Portanto, o PIBID proporcionou uma visão dos empecilhos que afetam a vida docente e a temática da escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2717_TB1749_17112023103246.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY CRISTINA VIEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "emilly.batista.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104159 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1749 "inscrito_id" => 2717 "titulo" => "OBSTÁCULOS DO NOVO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA ESTADUAL ALMEIDA CAVALCANTI EM PALMEIRA DOS ÍNDIOS/AL" "resumo" => "Durante a execução do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), foram observadas as dificuldades enfrentadas em uma escola da Rede Pública de ensino e seu corpo docente durante a implementação do Novo Ensino Médio. Dessa forma, este artigo analisa como a efetivação da alteração no método de ensino mudou aspectos físicos e metodológicos, apresentando confrontações ocorridas no processo de adaptação pelo qual a escola vem passando. O colégio Estadual Almeida Cavalcanti, localizado na área urbana de Palmeira dos Índios/AL, foi o foco desta pesquisa. Os dados foram obtidos através de análises bibliográficas em produções que viabilizaram uma investigação em relação ao Novo Ensino Médio e as barreiras que provocou na Educação Básica. Ademais utilizamos a observação participante, disponibilizada pela atuação no PIBID, além de entrevistas com indivíduos envoltos no processo de adaptação, abordando obstáculos que apareceram com a aprovação da lei nº 13.415/2017, esta que apresenta a nova estrutura da etapa de ensino. A pesquisa usou como base trabalhos dos autores Silva (2022), Much (2021) e Nuñez (2002). Os autores tratam das dificuldades do novo modo de ensino e analisam lacunas presentes na formação do currículo e a falta de preparo das escolas para as mudanças. A metodologia principal foi marcada por entrevistas próprias ao campo da História Oral, tomando como base Meihy (2015) e Alberti (2005). Portanto, o PIBID proporcionou uma visão dos empecilhos que afetam a vida docente e a temática da escola." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2717_TB1749_17112023103246.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMILLY CRISTINA VIEIRA BATISTA" "autor_nome_curto" => "EMILLY" "autor_email" => "emilly.batista.2021@alunos.uneal.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE ALAGOAS UNEAL (UNEAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }