DISTRIBUINDO NA TABELA: JOGO DIDÁTICO COMO UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103231 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 6397 "titulo" => "DISTRIBUINDO NA TABELA: JOGO DIDÁTICO COMO UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Os jogos didáticos são um recurso muito utilizado no ensino de química, pois alguns são considerados como ferramentas para que os conteúdos não sejam trabalhados de forma mecânica e descontextualizada evitando a memorização simples e um aprendizado mecanizado pois a aproximação do conteúdo torna o ensino mais intuitivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre o uso de jogos como suporte para o ensino de química. A proposta do trabalho foi a elaboração e confecção de um jogo de tabuleiro com fácil execução e que facilitasse a assimilação dos conceitos de tabela periódica e distribuição eletrônica. A ideia central é que seja um jogo divertido, propiciando uma disputa saudável entre os jogadores e, ao mesmo tempo, que estimule a compreensão dos conteúdos. O referencial teórico utilizado foram os que priorizam os métodos de ensino alternativos aos tradicionais. A metodologia para realização do trabalho e do jogo se baseia numa abordagem qualitativa, com a utilização da técnica de grupo focal. A dinâmica do jogo foi apresentada e desenvolvida. Ao final da disputa, os estudantes se reuniram para apresentar suas percepções e sugestões de como aprimorar o jogo, bem como, avaliar se acreditam que ele contribui com a aprendizagem. Considerando o envolvimento e os comentários positivos dos participantes sobre o jogo, pode-se afirmar que essa dinâmica possibilitou concluir que a prática foi eficaz e pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de distribuição eletrônica e tabela periódica." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6397_TB646_30082023223836.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE SILVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "mi.pelotastst@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103231 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 646 "inscrito_id" => 6397 "titulo" => "DISTRIBUINDO NA TABELA: JOGO DIDÁTICO COMO UMA ALTERNATIVA NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Os jogos didáticos são um recurso muito utilizado no ensino de química, pois alguns são considerados como ferramentas para que os conteúdos não sejam trabalhados de forma mecânica e descontextualizada evitando a memorização simples e um aprendizado mecanizado pois a aproximação do conteúdo torna o ensino mais intuitivo. Desta forma, este trabalho tem como objetivo fazer uma discussão sobre o uso de jogos como suporte para o ensino de química. A proposta do trabalho foi a elaboração e confecção de um jogo de tabuleiro com fácil execução e que facilitasse a assimilação dos conceitos de tabela periódica e distribuição eletrônica. A ideia central é que seja um jogo divertido, propiciando uma disputa saudável entre os jogadores e, ao mesmo tempo, que estimule a compreensão dos conteúdos. O referencial teórico utilizado foram os que priorizam os métodos de ensino alternativos aos tradicionais. A metodologia para realização do trabalho e do jogo se baseia numa abordagem qualitativa, com a utilização da técnica de grupo focal. A dinâmica do jogo foi apresentada e desenvolvida. Ao final da disputa, os estudantes se reuniram para apresentar suas percepções e sugestões de como aprimorar o jogo, bem como, avaliar se acreditam que ele contribui com a aprendizagem. Considerando o envolvimento e os comentários positivos dos participantes sobre o jogo, pode-se afirmar que essa dinâmica possibilitou concluir que a prática foi eficaz e pode contribuir para os processos de ensino e de aprendizagem de distribuição eletrônica e tabela periódica." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6397_TB646_30082023223836.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MICHELE SILVA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "MICHELE" "autor_email" => "mi.pelotastst@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA SULRIOGRANDENSE (IFSUL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }