O REI DA MATEMÁTICA JÚNIOR COMO POTENCIALIZADOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104667 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2308 "inscrito_id" => 6525 "titulo" => "O REI DA MATEMÁTICA JÚNIOR COMO POTENCIALIZADOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Este relato de experiência trata de um jogo selecionado por residentes pedagógicos, professora preceptora e orientadora de área para ser explorado no terceiro ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, alunos entre 8 e 9 anos de idade. O objetivo do experimento foi buscar um jogo com potencialidade de ensino e aprendizagem que envolvesse as quatro operações, além de ser adequado à idade, já que, no retorno presencial das aulas, após o período de pandemia com ensino remoto, foi observado que os alunos apresentavam dificuldades na leitura, escrita e de raciocínio lógico. Para a seleção dos jogos, nos pautamos em elementos da Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval e na importância dos jogos e do cálculo mental descritos por Grando. A metodologia adotada para a busca do jogo foi baseada na pesquisa documental à luz dos ensinamentos de Lüdcke e André. Desse modo, realizamos uma busca na web e selecionamos o jogo “O Rei da Matemática Júnior” para ser implementado em sala de aula. Espera-se que o jogo potencialize a aprendizagem, revise os conteúdos já estudados e os enriqueça, que oportunize ao aluno contato com várias representações para um mesmo objeto de aprendizagem, além de possibilitar que atribuam sentido ao algoritmo, construam estratégias de antecipação e conferência de resultados e proporcione um momento lúdico de troca e aprendizagem entre os mesmos; que eles sintam prazer em jogar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6525_TB2308_07102023094350.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM DO ROCIO GUADAGNINI" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "miriamguadagnini@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104667 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2308 "inscrito_id" => 6525 "titulo" => "O REI DA MATEMÁTICA JÚNIOR COMO POTENCIALIZADOR PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS" "resumo" => "Este relato de experiência trata de um jogo selecionado por residentes pedagógicos, professora preceptora e orientadora de área para ser explorado no terceiro ano do Ensino Fundamental - Anos Iniciais, alunos entre 8 e 9 anos de idade. O objetivo do experimento foi buscar um jogo com potencialidade de ensino e aprendizagem que envolvesse as quatro operações, além de ser adequado à idade, já que, no retorno presencial das aulas, após o período de pandemia com ensino remoto, foi observado que os alunos apresentavam dificuldades na leitura, escrita e de raciocínio lógico. Para a seleção dos jogos, nos pautamos em elementos da Teoria de Registro de Representação Semiótica de Raymond Duval e na importância dos jogos e do cálculo mental descritos por Grando. A metodologia adotada para a busca do jogo foi baseada na pesquisa documental à luz dos ensinamentos de Lüdcke e André. Desse modo, realizamos uma busca na web e selecionamos o jogo “O Rei da Matemática Júnior” para ser implementado em sala de aula. Espera-se que o jogo potencialize a aprendizagem, revise os conteúdos já estudados e os enriqueça, que oportunize ao aluno contato com várias representações para um mesmo objeto de aprendizagem, além de possibilitar que atribuam sentido ao algoritmo, construam estratégias de antecipação e conferência de resultados e proporcione um momento lúdico de troca e aprendizagem entre os mesmos; que eles sintam prazer em jogar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID6525_TB2308_07102023094350.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MIRIAM DO ROCIO GUADAGNINI" "autor_nome_curto" => "MIRIAM" "autor_email" => "miriamguadagnini@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS (UFG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }