UMA ANÁLISE SOBRE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS NA UEMG-IBIRITÉ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104018 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1583 "inscrito_id" => 6876 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS NA UEMG-IBIRITÉ" "resumo" => "Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa que busca compreender as contribuições das disciplinas de Ensino de Matemática para a formação inicial de pedagogas e pedagogos no contexto da Universidade do Estado de Minas Gerais na Unidade Ibirité. Para isso, estamos analisando os materiais produzidos pelos estudantes nessas disciplinas e fazendo entrevistas com os mesmos. Mais especificamente, para esse trabalho, analisamos jogos produzidos no 2º semestre letivo de 2020, de novembro de 2020 a março de 2021, que ocorreu remotamente, por meio de uma plataforma online, devido a pandemia da Covid-19. Essa análise foi realizada a partir de referências do campo da Educação Matemática, que apontam a importância dos jogos para o processo de ensino-aprendizagem das crianças e para a formação docente. No total, analisamos quatorze jogos, considerando: os nomes dos jogos; a formação dos grupos de trabalho; os temas escolhidos; os tipos de jogos produzidos e, por último, os conteúdos abordados. Como resultado, identificamos que, para além do aprender e ensinar matemática, os jogos, quando bem direcionados, podem criar um espaço formativo de cooperação, discussão, trocas de experiências e o engajamento da prática docente dos futuros professores. Ademais, a discussão sobre essa abordagem metodológica pode criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e engajador, proporcionando aos futuros professores um contexto desafiador e experiências que oportunizam discussões e desdobramentos importantes para a formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID6876_TB1583_26092023154426.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "ana214188@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104018 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1583 "inscrito_id" => 6876 "titulo" => "UMA ANÁLISE SOBRE JOGOS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO INICIAL DE PEDAGOGAS NA UEMG-IBIRITÉ" "resumo" => "Este trabalho é parte dos resultados da pesquisa que busca compreender as contribuições das disciplinas de Ensino de Matemática para a formação inicial de pedagogas e pedagogos no contexto da Universidade do Estado de Minas Gerais na Unidade Ibirité. Para isso, estamos analisando os materiais produzidos pelos estudantes nessas disciplinas e fazendo entrevistas com os mesmos. Mais especificamente, para esse trabalho, analisamos jogos produzidos no 2º semestre letivo de 2020, de novembro de 2020 a março de 2021, que ocorreu remotamente, por meio de uma plataforma online, devido a pandemia da Covid-19. Essa análise foi realizada a partir de referências do campo da Educação Matemática, que apontam a importância dos jogos para o processo de ensino-aprendizagem das crianças e para a formação docente. No total, analisamos quatorze jogos, considerando: os nomes dos jogos; a formação dos grupos de trabalho; os temas escolhidos; os tipos de jogos produzidos e, por último, os conteúdos abordados. Como resultado, identificamos que, para além do aprender e ensinar matemática, os jogos, quando bem direcionados, podem criar um espaço formativo de cooperação, discussão, trocas de experiências e o engajamento da prática docente dos futuros professores. Ademais, a discussão sobre essa abordagem metodológica pode criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e engajador, proporcionando aos futuros professores um contexto desafiador e experiências que oportunizam discussões e desdobramentos importantes para a formação inicial." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID6876_TB1583_26092023154426.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "CAROL" "autor_email" => "ana214188@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS (UEMG)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }