Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 104015
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1580
    "inscrito_id" => 8697
    "titulo" => "USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ensino de ciências surgiu como um conhecimento elitizado, com objetivo de atender às demandas científicas e tecnológicas da sociedade moderna, porém com o passar das gerações a educação passou por novas concepções metodológicas, de maneira que o ensino de ciências deixe de limitar ao método tradicional engessado e desestimulante, com aulas exclusivamente expositivas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da sequência didática na abordagem do conteúdo de interações ecológicas. Para a coleta e análise de dados, utilizou-se a técnica de observação participante, como também a construção conjunta de mapas mentais. Os resultados revelaram que a sequência didática baseada em métodos participativos e interativos, se mostrou estimulante no envolvimento direto dos alunos em seu processo de aprendizagem, através do engajamento ativo dos estudantes, da colaboração em grupo e da construção conjunta do conhecimento. Ademais, os discentes conseguiram conceituar, distinguir e diferenciar conceitos essenciais dentro do conteúdo abordado. Em síntese, conclui-se que a utilização da sequência didática com atividades que busquem a participação dos discentes e os coloque como protagonistas na construção do seu conhecimento pode ser uma ferramenta metodológica eficiente para o processo de ensino\u{A0}de\u{A0}biologia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8697_TB1580_20112023200039.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GABRIEL SOARES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO"
    "autor_email" => "luciano.soarespereira@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 104015
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1580
    "inscrito_id" => 8697
    "titulo" => "USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA"
    "resumo" => "O ensino de ciências surgiu como um conhecimento elitizado, com objetivo de atender às demandas científicas e tecnológicas da sociedade moderna, porém com o passar das gerações a educação passou por novas concepções metodológicas, de maneira que o ensino de ciências deixe de limitar ao método tradicional engessado e desestimulante, com aulas exclusivamente expositivas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da sequência didática na abordagem do conteúdo de interações ecológicas. Para a coleta e análise de dados, utilizou-se a técnica de observação participante, como também a construção conjunta de mapas mentais. Os resultados revelaram que a sequência didática baseada em métodos participativos e interativos, se mostrou estimulante no envolvimento direto dos alunos em seu processo de aprendizagem, através do engajamento ativo dos estudantes, da colaboração em grupo e da construção conjunta do conhecimento. Ademais, os discentes conseguiram conceituar, distinguir e diferenciar conceitos essenciais dentro do conteúdo abordado. Em síntese, conclui-se que a utilização da sequência didática com atividades que busquem a participação dos discentes e os coloque como protagonistas na construção do seu conhecimento pode ser uma ferramenta metodológica eficiente para o processo de ensino\u{A0}de\u{A0}biologia."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8697_TB1580_20112023200039.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIANO GABRIEL SOARES PEREIRA"
    "autor_nome_curto" => "LUCIANO"
    "autor_email" => "luciano.soarespereira@ufrpe.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O ensino de ciências surgiu como um conhecimento elitizado, com objetivo de atender às demandas científicas e tecnológicas da sociedade moderna, porém com o passar das gerações a educação passou por novas concepções metodológicas, de maneira que o ensino de ciências deixe de limitar ao método tradicional engessado e desestimulante, com aulas exclusivamente expositivas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da sequência didática na abordagem do conteúdo de interações ecológicas. Para a coleta e análise de dados, utilizou-se a técnica de observação participante, como também a construção conjunta de mapas mentais. Os resultados revelaram que a sequência didática baseada em métodos participativos e interativos, se mostrou estimulante no envolvimento direto dos alunos em seu processo de aprendizagem, através do engajamento ativo dos estudantes, da colaboração em grupo e da construção conjunta do conhecimento. Ademais, os discentes conseguiram conceituar, distinguir e diferenciar conceitos essenciais dentro do conteúdo abordado. Em síntese, conclui-se que a utilização da sequência didática com atividades que busquem a participação dos discentes e os coloque como protagonistas na construção do seu conhecimento pode ser uma ferramenta metodológica eficiente para o processo de ensino de biologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.