USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104015 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1580 "inscrito_id" => 8697 "titulo" => "USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de ciências surgiu como um conhecimento elitizado, com objetivo de atender às demandas científicas e tecnológicas da sociedade moderna, porém com o passar das gerações a educação passou por novas concepções metodológicas, de maneira que o ensino de ciências deixe de limitar ao método tradicional engessado e desestimulante, com aulas exclusivamente expositivas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da sequência didática na abordagem do conteúdo de interações ecológicas. Para a coleta e análise de dados, utilizou-se a técnica de observação participante, como também a construção conjunta de mapas mentais. Os resultados revelaram que a sequência didática baseada em métodos participativos e interativos, se mostrou estimulante no envolvimento direto dos alunos em seu processo de aprendizagem, através do engajamento ativo dos estudantes, da colaboração em grupo e da construção conjunta do conhecimento. Ademais, os discentes conseguiram conceituar, distinguir e diferenciar conceitos essenciais dentro do conteúdo abordado. Em síntese, conclui-se que a utilização da sequência didática com atividades que busquem a participação dos discentes e os coloque como protagonistas na construção do seu conhecimento pode ser uma ferramenta metodológica eficiente para o processo de ensino\u{A0}de\u{A0}biologia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8697_TB1580_20112023200039.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GABRIEL SOARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LUCIANO" "autor_email" => "luciano.soarespereira@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104015 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1580 "inscrito_id" => 8697 "titulo" => "USO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA NA ABORDAGEM DO CONTEÚDO DE INTERAÇÕES ECOLÓGICAS EM TURMAS DO ENSINO MÉDIO: RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O ensino de ciências surgiu como um conhecimento elitizado, com objetivo de atender às demandas científicas e tecnológicas da sociedade moderna, porém com o passar das gerações a educação passou por novas concepções metodológicas, de maneira que o ensino de ciências deixe de limitar ao método tradicional engessado e desestimulante, com aulas exclusivamente expositivas. Dessa forma, o presente trabalho tem por objetivo avaliar a contribuição da sequência didática na abordagem do conteúdo de interações ecológicas. Para a coleta e análise de dados, utilizou-se a técnica de observação participante, como também a construção conjunta de mapas mentais. Os resultados revelaram que a sequência didática baseada em métodos participativos e interativos, se mostrou estimulante no envolvimento direto dos alunos em seu processo de aprendizagem, através do engajamento ativo dos estudantes, da colaboração em grupo e da construção conjunta do conhecimento. Ademais, os discentes conseguiram conceituar, distinguir e diferenciar conceitos essenciais dentro do conteúdo abordado. Em síntese, conclui-se que a utilização da sequência didática com atividades que busquem a participação dos discentes e os coloque como protagonistas na construção do seu conhecimento pode ser uma ferramenta metodológica eficiente para o processo de ensino\u{A0}de\u{A0}biologia." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID8697_TB1580_20112023200039.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANO GABRIEL SOARES PEREIRA" "autor_nome_curto" => "LUCIANO" "autor_email" => "luciano.soarespereira@ufrpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DE PERNAMBUCO (UFRPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }