APLICAÇÕES DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CIDADÃ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103829 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1366 "inscrito_id" => 1260 "titulo" => "APLICAÇÕES DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CIDADÃ" "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma análise da produção e das práticas pedagógicas produzidas no ambiente PIBID, particularmente, sobre o tipo de matemática aplicada e as potencialidades da modelagem na formação cidadã dos alunos, subjacentes nas atividades de ensino. Elementos das potencialidades da Álgebra em aplicações e dessas na formação técnico-científica dos educandos, foram adotados como fundamentos teóricos. Foram desenvolvidos dois blocos de atividades: o primeiro teve a função de rever e complementar conceitos e habilidades matemáticos necessários para realizar as aplicações. O segundo, foi de modelagem e efetivação de um empreendimento econômico, do tipo produção e venda de alimentos a fim de gerar fundos para uma viagem da turma de alunos. As despesas com insumos e ingredientes foram calculadas detalhadamente, assim como as receitas, chegando-se a uma estimativa de lucro. Todo esse processo foi representado simbolicamente através de equações algébricas, obtendo-se um algoritmo para a análise econômica do empreendimento. Observou-se que a revisão de conceitos com problemas textuais é importante como prática da linguagem matemática, porém, foi interpretando um problema com significados reais, que se fez, de fato, aplicações das equações do primeiro grau. A modelagem, por sua vez, propiciou a vivência e a reflexão de questões sócio-econômicas, tais como noções de elaboração de produtos, planejamento, comercialização, mercado, conceitos de economia e empreendedorismo, as quais fazem parte de um setor da sociedade próprio do cidadão comum." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1260_TB1366_06092023150837.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO BORGES" "autor_nome_curto" => "PEDRO BORGES" "autor_email" => "pedro.borges@uffs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103829 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1366 "inscrito_id" => 1260 "titulo" => "APLICAÇÕES DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU: MATEMÁTICA E FORMAÇÃO CIDADÃ" "resumo" => "O presente trabalho consiste em uma análise da produção e das práticas pedagógicas produzidas no ambiente PIBID, particularmente, sobre o tipo de matemática aplicada e as potencialidades da modelagem na formação cidadã dos alunos, subjacentes nas atividades de ensino. Elementos das potencialidades da Álgebra em aplicações e dessas na formação técnico-científica dos educandos, foram adotados como fundamentos teóricos. Foram desenvolvidos dois blocos de atividades: o primeiro teve a função de rever e complementar conceitos e habilidades matemáticos necessários para realizar as aplicações. O segundo, foi de modelagem e efetivação de um empreendimento econômico, do tipo produção e venda de alimentos a fim de gerar fundos para uma viagem da turma de alunos. As despesas com insumos e ingredientes foram calculadas detalhadamente, assim como as receitas, chegando-se a uma estimativa de lucro. Todo esse processo foi representado simbolicamente através de equações algébricas, obtendo-se um algoritmo para a análise econômica do empreendimento. Observou-se que a revisão de conceitos com problemas textuais é importante como prática da linguagem matemática, porém, foi interpretando um problema com significados reais, que se fez, de fato, aplicações das equações do primeiro grau. A modelagem, por sua vez, propiciou a vivência e a reflexão de questões sócio-econômicas, tais como noções de elaboração de produtos, planejamento, comercialização, mercado, conceitos de economia e empreendedorismo, as quais fazem parte de um setor da sociedade próprio do cidadão comum." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1260_TB1366_06092023150837.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PEDRO BORGES" "autor_nome_curto" => "PEDRO BORGES" "autor_email" => "pedro.borges@uffs.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL (UFFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }