PRODUÇÃO TEXTUAL: UM ESTUDO ACERCA DA IMPORT NCIA DOS ENUNCIADOS CLAROS E DA CORREÇÃO TEXTUAL INTERATIVA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103988 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1550 "inscrito_id" => 4953 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL: UM ESTUDO ACERCA DA IMPORT NCIA DOS ENUNCIADOS CLAROS E DA CORREÇÃO TEXTUAL INTERATIVA" "resumo" => "As discussões abordadas neste presente trabalho são advindas do resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no projeto de Residência Pedagógica (RP), do curso de Letras – Português da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba (UTFPR/CT). À luz dos conceitos dialógicos de Bakhtin (2010), das abordagens de avaliação/revisão de textos de Ruiz (2010), de Menegassi (1998) e Gasparotto (2020) e de Wachowicz (2015), foi proposto a duas turmas diferentes de estudantes do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná (CEP), a elaboração de escrita do gênero textual resumo. No entanto, apenas uma das classes recebeu uma devolutiva do professor baseada integralmente na perspectiva de revisão dialógica. À vista disso, esta pesquisa analisa o enunciado dessa proposta de produção; os critérios avaliativos aplicados em cada uma das turmas; e compara as reescritas das duas classes, observando-se e compreendendo-se se, e como, os comandos dialógicos contribuem para o processo de desenvolvimento da escrita dos alunos. Os resultados sugerem que os alunos que realizaram a atividade e receberam a devolutiva baseada na perspectiva dialógica obtiveram melhores resultados em suas práticas de reescrita, atingindo, dessa maneira, melhor proveito da produção textual." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4953_TB1550_19112023215210.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS ZANIOL SCREMIN" "autor_nome_curto" => "Mateus Zaniol S" "autor_email" => "mateuszaniol@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103988 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1550 "inscrito_id" => 4953 "titulo" => "PRODUÇÃO TEXTUAL: UM ESTUDO ACERCA DA IMPORT NCIA DOS ENUNCIADOS CLAROS E DA CORREÇÃO TEXTUAL INTERATIVA" "resumo" => "As discussões abordadas neste presente trabalho são advindas do resultado de uma pesquisa qualitativa desenvolvida no projeto de Residência Pedagógica (RP), do curso de Letras – Português da Universidade Tecnológica Federal do Paraná/Campus Curitiba (UTFPR/CT). À luz dos conceitos dialógicos de Bakhtin (2010), das abordagens de avaliação/revisão de textos de Ruiz (2010), de Menegassi (1998) e Gasparotto (2020) e de Wachowicz (2015), foi proposto a duas turmas diferentes de estudantes do segundo ano do Ensino Médio, do Colégio Estadual do Paraná (CEP), a elaboração de escrita do gênero textual resumo. No entanto, apenas uma das classes recebeu uma devolutiva do professor baseada integralmente na perspectiva de revisão dialógica. À vista disso, esta pesquisa analisa o enunciado dessa proposta de produção; os critérios avaliativos aplicados em cada uma das turmas; e compara as reescritas das duas classes, observando-se e compreendendo-se se, e como, os comandos dialógicos contribuem para o processo de desenvolvimento da escrita dos alunos. Os resultados sugerem que os alunos que realizaram a atividade e receberam a devolutiva baseada na perspectiva dialógica obtiveram melhores resultados em suas práticas de reescrita, atingindo, dessa maneira, melhor proveito da produção textual." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4953_TB1550_19112023215210.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MATEUS ZANIOL SCREMIN" "autor_nome_curto" => "Mateus Zaniol S" "autor_email" => "mateuszaniol@alunos.utfpr.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }