UMA PROPOSTA DE ROTEIRO PARA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ESCAPE ROOM NO ENSINO DE QUÍMICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103906 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1458 "inscrito_id" => 3992 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ROTEIRO PARA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ESCAPE ROOM NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Dentre as inúmeras possibilidades de recursos para o ensino de Química, o uso da ludicidade no formato de experiências de Escape Room pode ser um potente mediador no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, ainda são poucos os trabalhos em nosso país que teorizam e problematizam a Escape Room como recurso de ensino e que apresentam orientações acerca do percurso que deve ser trilhado ao se elaborar uma atividade de Escape Room com fins pedagógicos. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir uma proposta de roteiro para planejamento e desenvolvimento de Escape Room no ensino de Química de modo que professores possam se apropriar dessas orientações para propor este tipo de jogo didático em suas aulas. Para tanto, a partir de um levantamento bibliográfico e da experiência do grupo com a proposição de Escape Room em aulas de Química, a elaboração desse roteiro levou em consideração a necessidade da proposição de competências, enredo e narrativa, desafios a serem realizados, pistas e elementos dos jogos, regras, o ambiente, entre outros elementos que devem ser levados em consideração pelo professor. O desenho proposto apresenta detalhadamente cada etapa e suas justificativas, sem pormenorizar qualquer uma que seja durante o planejamento e execução do jogo. Acreditamos que este roteiro poderá auxiliar professores que desejam trabalhar com este formato de atividade porque ele coloca o aluno no papel de protagonista, ao propor uma abordagem investigativa, contextualizada e que desenvolve nos participantes competências e habilidades exigidas para a construção crítica e reflexiva do indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3992_TB1458_24112023142513.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ NICOLINI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Nicolini" "autor_email" => "andre.nicolini27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103906 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1458 "inscrito_id" => 3992 "titulo" => "UMA PROPOSTA DE ROTEIRO PARA PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE ESCAPE ROOM NO ENSINO DE QUÍMICA" "resumo" => "Dentre as inúmeras possibilidades de recursos para o ensino de Química, o uso da ludicidade no formato de experiências de Escape Room pode ser um potente mediador no processo de ensino e aprendizagem. No entanto, ainda são poucos os trabalhos em nosso país que teorizam e problematizam a Escape Room como recurso de ensino e que apresentam orientações acerca do percurso que deve ser trilhado ao se elaborar uma atividade de Escape Room com fins pedagógicos. O objetivo deste trabalho é apresentar e discutir uma proposta de roteiro para planejamento e desenvolvimento de Escape Room no ensino de Química de modo que professores possam se apropriar dessas orientações para propor este tipo de jogo didático em suas aulas. Para tanto, a partir de um levantamento bibliográfico e da experiência do grupo com a proposição de Escape Room em aulas de Química, a elaboração desse roteiro levou em consideração a necessidade da proposição de competências, enredo e narrativa, desafios a serem realizados, pistas e elementos dos jogos, regras, o ambiente, entre outros elementos que devem ser levados em consideração pelo professor. O desenho proposto apresenta detalhadamente cada etapa e suas justificativas, sem pormenorizar qualquer uma que seja durante o planejamento e execução do jogo. Acreditamos que este roteiro poderá auxiliar professores que desejam trabalhar com este formato de atividade porque ele coloca o aluno no papel de protagonista, ao propor uma abordagem investigativa, contextualizada e que desenvolve nos participantes competências e habilidades exigidas para a construção crítica e reflexiva do indivíduo." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3992_TB1458_24112023142513.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDRÉ NICOLINI DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "Nicolini" "autor_email" => "andre.nicolini27@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }