Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

DE ALUNO A PROFESSOR: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE EQUAÇÃO DO 2° GRAU VIVENCIANDO ENSINO E APRENDIZADO DE FORMA INTEGRADA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103904
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1456
    "inscrito_id" => 1285
    "titulo" => "DE ALUNO A PROFESSOR: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE EQUAÇÃO DO 2° GRAU VIVENCIANDO ENSINO E APRENDIZADO DE FORMA INTEGRADA"
    "resumo" => "Este trabalho relata a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Destacamos uma atividade inovadora que envolveu alunos do 3º ano do Ensino Médio atuando como professores para seus colegas do 9º ano, abordando o tema da equação do segundo grau. Nosso objetivo foi não apenas transmitir conhecimento, mas também empoderar os alunos do Ensino Médio como coautores do processo educacional, promovendo uma educação mais colaborativa e participativa. O artigo descreve a concepção e organização dessa atividade, incluindo o planejamento e as estratégias pedagógicas adotadas para garantir o engajamento e a compreensão dos alunos envolvidos. Durante o processo de construção da atividade, os alunos enfrentaram desafios, mas o dia da aula foi um sucesso. Tanto os estudantes do 3º ano quanto os do 9º ano vivenciaram momentos de aprendizado e descontração durante a realização da atividade. A utilização das metodologias ativas, com foco na aprendizagem baseada em investigação, foi fundamental para alcançar nosso objetivo de transformar a dinâmica tradicional de ensino. Isso incentivou a participação ativa dos estudantes e promoveu uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados. Além disso, a atividade criou oportunidades únicas de crescimento e desenvolvimento para todos os envolvidos no processo. O uso de metodologias ativas promoveu uma aprendizagem mais profunda e colaborativa, transformando a maneira como o ensino tradicional é abordado e proporcionando oportunidades valiosas de crescimento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1285_TB1456_12092023204618.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO MOURA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => "binhorj0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103904
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 1456
    "inscrito_id" => 1285
    "titulo" => "DE ALUNO A PROFESSOR: UMA ABORDAGEM DIDÁTICA SOBRE EQUAÇÃO DO 2° GRAU VIVENCIANDO ENSINO E APRENDIZADO DE FORMA INTEGRADA"
    "resumo" => "Este trabalho relata a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Destacamos uma atividade inovadora que envolveu alunos do 3º ano do Ensino Médio atuando como professores para seus colegas do 9º ano, abordando o tema da equação do segundo grau. Nosso objetivo foi não apenas transmitir conhecimento, mas também empoderar os alunos do Ensino Médio como coautores do processo educacional, promovendo uma educação mais colaborativa e participativa. O artigo descreve a concepção e organização dessa atividade, incluindo o planejamento e as estratégias pedagógicas adotadas para garantir o engajamento e a compreensão dos alunos envolvidos. Durante o processo de construção da atividade, os alunos enfrentaram desafios, mas o dia da aula foi um sucesso. Tanto os estudantes do 3º ano quanto os do 9º ano vivenciaram momentos de aprendizado e descontração durante a realização da atividade. A utilização das metodologias ativas, com foco na aprendizagem baseada em investigação, foi fundamental para alcançar nosso objetivo de transformar a dinâmica tradicional de ensino. Isso incentivou a participação ativa dos estudantes e promoveu uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados. Além disso, a atividade criou oportunidades únicas de crescimento e desenvolvimento para todos os envolvidos no processo. O uso de metodologias ativas promoveu uma aprendizagem mais profunda e colaborativa, transformando a maneira como o ensino tradicional é abordado e proporcionando oportunidades valiosas de crescimento."
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1285_TB1456_12092023204618.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FÁBIO MOURA MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "FÁBIO"
    "autor_email" => "binhorj0@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (UERJ)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este trabalho relata a experiência do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) na área de Matemática da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP-UERJ). Destacamos uma atividade inovadora que envolveu alunos do 3º ano do Ensino Médio atuando como professores para seus colegas do 9º ano, abordando o tema da equação do segundo grau. Nosso objetivo foi não apenas transmitir conhecimento, mas também empoderar os alunos do Ensino Médio como coautores do processo educacional, promovendo uma educação mais colaborativa e participativa. O artigo descreve a concepção e organização dessa atividade, incluindo o planejamento e as estratégias pedagógicas adotadas para garantir o engajamento e a compreensão dos alunos envolvidos. Durante o processo de construção da atividade, os alunos enfrentaram desafios, mas o dia da aula foi um sucesso. Tanto os estudantes do 3º ano quanto os do 9º ano vivenciaram momentos de aprendizado e descontração durante a realização da atividade. A utilização das metodologias ativas, com foco na aprendizagem baseada em investigação, foi fundamental para alcançar nosso objetivo de transformar a dinâmica tradicional de ensino. Isso incentivou a participação ativa dos estudantes e promoveu uma compreensão mais profunda dos conteúdos abordados. Além disso, a atividade criou oportunidades únicas de crescimento e desenvolvimento para todos os envolvidos no processo. O uso de metodologias ativas promoveu uma aprendizagem mais profunda e colaborativa, transformando a maneira como o ensino tradicional é abordado e proporcionando oportunidades valiosas de crescimento.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.