A MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DOS CURSOS TÉCNICOS A PARTIR DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102694 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 3049 "titulo" => "A MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DOS CURSOS TÉCNICOS A PARTIR DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "Esta Revisão Sistemática de Literatura teve como objetivo analisar publicações de pesquisadores e educadores matemáticos acerca do Novo Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou encontrar artigos relacionados ao Currículo de Matemática na Educação Profissional Tecnológica, dentro do Novo modelo de Ensino Médio. A investigação utilizou os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scielo, e se debruçou em publicações a partir do ano de 2021, quando a Lei n° 13.415/2017, que rege o novo modelo, entrou em vigor. Nosso objetivo é observar se o currículo dos cursos técnicos, como itinerário formativo, está moldado à uma Matemática social, que não se restrinja ao ensino apenas técnico e científico, e sim que dialogue de forma interdisciplinar com a formação social do aluno. Pensando nisso, analisamos os artigos com olhar crítico para as propostas e estudos já existentes, para descobrir se estão nessa mesma perspectiva. Foram analisados 8 artigos, e apenas 2 se aproximam da nossa pesquisa, ao falar da interdisciplinaridade entre Currículos de Matemática e Ensino Técnico. É importante salientar que enfrentamos certa dificuldade de encontrar publicações que se debruçam sobre os aspectos investigados, e conversem com o nosso tema central de pesquisa, no contexto do novo modelo do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3049_TB52_20112023190130.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA GUIMARÃES TOSTA" "autor_nome_curto" => "ELISA TOSTA" "autor_email" => "elisaguimaraest@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102694 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 52 "inscrito_id" => 3049 "titulo" => "A MATEMÁTICA NO CURRÍCULO DOS CURSOS TÉCNICOS A PARTIR DO NOVO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA" "resumo" => "Esta Revisão Sistemática de Literatura teve como objetivo analisar publicações de pesquisadores e educadores matemáticos acerca do Novo Ensino Médio. Nossa pesquisa buscou encontrar artigos relacionados ao Currículo de Matemática na Educação Profissional Tecnológica, dentro do Novo modelo de Ensino Médio. A investigação utilizou os periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e Scielo, e se debruçou em publicações a partir do ano de 2021, quando a Lei n° 13.415/2017, que rege o novo modelo, entrou em vigor. Nosso objetivo é observar se o currículo dos cursos técnicos, como itinerário formativo, está moldado à uma Matemática social, que não se restrinja ao ensino apenas técnico e científico, e sim que dialogue de forma interdisciplinar com a formação social do aluno. Pensando nisso, analisamos os artigos com olhar crítico para as propostas e estudos já existentes, para descobrir se estão nessa mesma perspectiva. Foram analisados 8 artigos, e apenas 2 se aproximam da nossa pesquisa, ao falar da interdisciplinaridade entre Currículos de Matemática e Ensino Técnico. É importante salientar que enfrentamos certa dificuldade de encontrar publicações que se debruçam sobre os aspectos investigados, e conversem com o nosso tema central de pesquisa, no contexto do novo modelo do Ensino Médio." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 03: Políticas educacionais, avaliação e Currículo" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3049_TB52_20112023190130.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELISA GUIMARÃES TOSTA" "autor_nome_curto" => "ELISA TOSTA" "autor_email" => "elisaguimaraest@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO ESPÍRITO SANTO (IFES)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }