INDISCIPLINA E/OU RESISTÊNCIA? REFLEXÕES SOBRE ALGUNS DESAFIOS ENCONTRADOS EM SALA DE AULA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103880 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1425 "inscrito_id" => 1017 "titulo" => "INDISCIPLINA E/OU RESISTÊNCIA? REFLEXÕES SOBRE ALGUNS DESAFIOS ENCONTRADOS EM SALA DE AULA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho foca em situações vivenciadas nas aulas de História do C.E. Manuel de Abreu (Niterói/RJ), no âmbito da Residência Pedagógica, por meio da parceria da UFF/CAPES. A despeito de vários resultados positivos em diversas frentes, aqui abordaremos um dos desafios enfrentados no nosso cotidiano. Nossa reflexão diz respeito à demonstração de relativo desinteresse de alguns estudantes nas atividades e regências que ministramos, e também sobre o perfil de pouco envolvimento de uma turma específica, tendo em vista a nossa percepção e também dos demais professores da instituição. Uma possibilidade de interpretação seria repensar certas práticas escolares tradicionais como um dos mecanismos que tende a produzir uma forma de repressão que favorece a passividade, de acordo com os interesses do mercado de trabalho, fragilizando o agir político dos sujeitos (FOUCAULT, 1987). Nesta vertente, seria possível ressignificar o desinteresse e a indisciplina dos estudantes, não como delinquência ou rebeldia, mas como uma forma de resistência (FLEURI, 2008). Tal reflexão também faz parte de um percurso de trans/formação (ANDRADE, 2017) segundo o qual a comunidade de aprendizagem (HOOKS, 2020; NASCIMENTO, 2023) – formada pelo professor orientador da universidade, o professor preceptor na escola pública e os residentes pedagógicos – se forma mutuamente a partir das aulas e diálogos, inclusive para ajudar a enfrentar os mencionados desafios do cotidiano escolar. Por fim, nossa reflexão visa apresentar mais perguntas do que soluções para um cenário de relativa desconexão entre alguns discentes e as ações desenvolvidas pelos educadores." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1017_TB1425_17112023065735.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALTER JOSÉ MOREIRA DIAS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "WALTER" "autor_email" => "waltermoreiradias@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103880 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1425 "inscrito_id" => 1017 "titulo" => "INDISCIPLINA E/OU RESISTÊNCIA? REFLEXÕES SOBRE ALGUNS DESAFIOS ENCONTRADOS EM SALA DE AULA A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "resumo" => "O presente trabalho foca em situações vivenciadas nas aulas de História do C.E. Manuel de Abreu (Niterói/RJ), no âmbito da Residência Pedagógica, por meio da parceria da UFF/CAPES. A despeito de vários resultados positivos em diversas frentes, aqui abordaremos um dos desafios enfrentados no nosso cotidiano. Nossa reflexão diz respeito à demonstração de relativo desinteresse de alguns estudantes nas atividades e regências que ministramos, e também sobre o perfil de pouco envolvimento de uma turma específica, tendo em vista a nossa percepção e também dos demais professores da instituição. Uma possibilidade de interpretação seria repensar certas práticas escolares tradicionais como um dos mecanismos que tende a produzir uma forma de repressão que favorece a passividade, de acordo com os interesses do mercado de trabalho, fragilizando o agir político dos sujeitos (FOUCAULT, 1987). Nesta vertente, seria possível ressignificar o desinteresse e a indisciplina dos estudantes, não como delinquência ou rebeldia, mas como uma forma de resistência (FLEURI, 2008). Tal reflexão também faz parte de um percurso de trans/formação (ANDRADE, 2017) segundo o qual a comunidade de aprendizagem (HOOKS, 2020; NASCIMENTO, 2023) – formada pelo professor orientador da universidade, o professor preceptor na escola pública e os residentes pedagógicos – se forma mutuamente a partir das aulas e diálogos, inclusive para ajudar a enfrentar os mencionados desafios do cotidiano escolar. Por fim, nossa reflexão visa apresentar mais perguntas do que soluções para um cenário de relativa desconexão entre alguns discentes e as ações desenvolvidas pelos educadores." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1017_TB1425_17112023065735.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALTER JOSÉ MOREIRA DIAS JUNIOR" "autor_nome_curto" => "WALTER" "autor_email" => "waltermoreiradias@gmail.com" "autor_ies" => "OUTRA / MINHA INSTITUIÇÃO NÃO ESTÁ NA LISTA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }