A IMPORTÂNCIA DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DAS PRÁTICAS NO COMPONENTE CURRICULAR “ESTUDOS LATINO-AMERICANOS” DO CAP/ UFRGS.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104169 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1759 "inscrito_id" => 4433 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DAS PRÁTICAS NO COMPONENTE CURRICULAR “ESTUDOS LATINO-AMERICANOS” DO CAP/ UFRGS." "resumo" => "A docência compartilhada envolve a colaboração entre dois ou mais professores no ensino de um componente curricular, sendo uma prática não muito comum nas escolas devido a obstáculos como a escassez de docentes. No Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), essa abordagem é introduzida nos Estágios Supervisionados. O Programa de Residência Pedagógica (RP) em Geografia na UFRGS e o componente curricular de Estudos Latino-Americanos no Colégio de Aplicação (CAP/UFRGS) já a adotam, possibilitando que os residentes a pratiquem. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da docência compartilhada, exemplificada pela experiência no RP Geografia/UFRGS no componente Estudos Latino-Americanos. Essa abordagem enriquece a experiência educacional, proporcionando novas perspectivas sobre a América Latina e tornando o ensino mais dinâmico. Relatos de sua eficácia são cruciais para promover sua adoção em mais instituições de ensino. Superar desafios iniciais, como ministrar aulas com um colega desconhecido, é possível por meio de diálogo e prática contínua, construindo confiança para lidar com nervosismo e inseguranças. A colaboração entre professores facilita a tomada de decisões conjuntas, incentivando o diálogo e a resolução de conflitos, além de trazer perspectivas e habilidades diversas. Em resumo, a docência compartilhada é uma estratégia que enriquece a educação, torna o ensino mais abrangente e dinâmico, e contribui para evitar a precarização do trabalho docente. Ela merece mais reconhecimento e adoção nas instituições de ensino como uma forma eficaz de aprimorar a qualidade da educação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4433_TB1759_15112023165401.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL ALFREDO DOS SANTOS BRUM" "autor_nome_curto" => "EMANUEL" "autor_email" => "emanuel5231@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104169 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1759 "inscrito_id" => 4433 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA DOCÊNCIA COMPARTILHADA DURANTE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM RELATO DAS PRÁTICAS NO COMPONENTE CURRICULAR “ESTUDOS LATINO-AMERICANOS” DO CAP/ UFRGS." "resumo" => "A docência compartilhada envolve a colaboração entre dois ou mais professores no ensino de um componente curricular, sendo uma prática não muito comum nas escolas devido a obstáculos como a escassez de docentes. No Curso de Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), essa abordagem é introduzida nos Estágios Supervisionados. O Programa de Residência Pedagógica (RP) em Geografia na UFRGS e o componente curricular de Estudos Latino-Americanos no Colégio de Aplicação (CAP/UFRGS) já a adotam, possibilitando que os residentes a pratiquem. O objetivo deste trabalho é refletir sobre a importância da docência compartilhada, exemplificada pela experiência no RP Geografia/UFRGS no componente Estudos Latino-Americanos. Essa abordagem enriquece a experiência educacional, proporcionando novas perspectivas sobre a América Latina e tornando o ensino mais dinâmico. Relatos de sua eficácia são cruciais para promover sua adoção em mais instituições de ensino. Superar desafios iniciais, como ministrar aulas com um colega desconhecido, é possível por meio de diálogo e prática contínua, construindo confiança para lidar com nervosismo e inseguranças. A colaboração entre professores facilita a tomada de decisões conjuntas, incentivando o diálogo e a resolução de conflitos, além de trazer perspectivas e habilidades diversas. Em resumo, a docência compartilhada é uma estratégia que enriquece a educação, torna o ensino mais abrangente e dinâmico, e contribui para evitar a precarização do trabalho docente. Ela merece mais reconhecimento e adoção nas instituições de ensino como uma forma eficaz de aprimorar a qualidade da educação." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4433_TB1759_15112023165401.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "EMANUEL ALFREDO DOS SANTOS BRUM" "autor_nome_curto" => "EMANUEL" "autor_email" => "emanuel5231@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL (UFRGS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }