ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS/DANÇA: TEORIA E MÉTODOS DE ENSINO -APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103726 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1247 "inscrito_id" => 4551 "titulo" => "ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS/DANÇA: TEORIA E MÉTODOS DE ENSINO -APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "A educação física vem se estabelecendo e estruturando, não medindo esforços entre seus estudiosos para encontrar a melhor maneira, forma, atitude, expressão, no que diz respeito à sua condição como ciência. Linhas metodológicas foram surgindo, todas elas em busca do que contemplasse as diversas formas do pensar e realizar e, ainda, refletir na prática o que o contexto sócio político educacional traz em suas entrelinhas. As atividades rítmicas e expressivas/dança se manifestam como um conteúdo a ser trabalhado na educação básica, especificamente na disciplina de educação física a partir do conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, integradas ao movimento corporal e as coreografias. Metodologia: Revisão bibliográfica por assunto. Utilizou-se como referências, publicações de artigos científicos nas bases de dados BIREME (LILACS) e SCIELO de 2008 à 2021 e livros publicados de 1982 à 2015 consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico da Vitória (CAV-UFPE). Objetivo: Apresentar o conteúdo, atividades rítmicas e expressivas/dança alicerçada aos métodos de ensino-aprendizagem da educação física como possibilidade de ensino nas aulas de educação física na educação básica. Considerações finais: As metodologias de ensino podem ser utilizadas com bom senso por aqueles que fazem a educação física escolar e o conteúdo atividades rítmicas e expressivas/dança serem vivenciados por meio do movimento que mostram a expressão do aluno, no intuito de torná-lo um cidadão crítico, participativo e responsável, expressando-se e desenvolvendo sua auto expressão." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4551_TB1247_23112023193519.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDRIELE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "VALDRIELE" "autor_email" => "valdriele.nascimento@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103726 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1247 "inscrito_id" => 4551 "titulo" => "ATIVIDADES RÍTMICAS E EXPRESSIVAS/DANÇA: TEORIA E MÉTODOS DE ENSINO -APRENDIZAGEM NO CONTEXTO ESCOLAR." "resumo" => "A educação física vem se estabelecendo e estruturando, não medindo esforços entre seus estudiosos para encontrar a melhor maneira, forma, atitude, expressão, no que diz respeito à sua condição como ciência. Linhas metodológicas foram surgindo, todas elas em busca do que contemplasse as diversas formas do pensar e realizar e, ainda, refletir na prática o que o contexto sócio político educacional traz em suas entrelinhas. As atividades rítmicas e expressivas/dança se manifestam como um conteúdo a ser trabalhado na educação básica, especificamente na disciplina de educação física a partir do conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, integradas ao movimento corporal e as coreografias. Metodologia: Revisão bibliográfica por assunto. Utilizou-se como referências, publicações de artigos científicos nas bases de dados BIREME (LILACS) e SCIELO de 2008 à 2021 e livros publicados de 1982 à 2015 consultados na Biblioteca do Centro Acadêmico da Vitória (CAV-UFPE). Objetivo: Apresentar o conteúdo, atividades rítmicas e expressivas/dança alicerçada aos métodos de ensino-aprendizagem da educação física como possibilidade de ensino nas aulas de educação física na educação básica. Considerações finais: As metodologias de ensino podem ser utilizadas com bom senso por aqueles que fazem a educação física escolar e o conteúdo atividades rítmicas e expressivas/dança serem vivenciados por meio do movimento que mostram a expressão do aluno, no intuito de torná-lo um cidadão crítico, participativo e responsável, expressando-se e desenvolvendo sua auto expressão." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID4551_TB1247_23112023193519.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VALDRIELE DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "VALDRIELE" "autor_email" => "valdriele.nascimento@ufpe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO (UFPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }