NUANCE SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS DE PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM CMEI NA CIDADE DE NATAL-RN
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103648 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1158 "inscrito_id" => 718 "titulo" => "NUANCE SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS DE PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM CMEI NA CIDADE DE NATAL-RN" "resumo" => "O presente relato de experiência descreve de modo sucinto a realização de dois planejamentos de aula, balizados pela proposta metodológica de projeto de pesquisa, cuja realização foi promovida em 2 semanas, totalizando 8h aula, para fins de cumprimento da Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022, que dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O referencial teórico-metodológico do trabalho baseia-se na abordagem qualitativa de natureza descritiva (observação, diários de bordo, intervenções e avaliação das atividades), bem como nas principais diretrizes e normativas no campo educacional (BNCC, LDB, DCNEB, DCNEI), além das contribuições de Kilpatrick (2010), Silva (2013), Dewey (2010) e de Nascimento e Silva (2019). Partindo do pressuposto de que o ensino na Educação Infantil com a metodologia de projetos de pesquisa pode consistir numa estratégia de mediação dos processos de ensino e de aprendizagem, busca-se analisar as contribuições deste tipo de proposta com vistas à perspectiva de mudanças das práticas pedagógicas para o trabalho com conteúdos escolares num processo interdisciplinar. A realização da proposta mostra como ocorre a interação entre professor e aluno nos processos de ensino e de aprendizagem e se apresenta também como uma possibilidade de autoavaliação sobre a postura do professor como pesquisador e mediador para a aprendizagem conteúdos escolares pelas crianças. Constata-se como principal resultado o aumento da motivação dos alunos quanto à participação nas atividades desenvolvidas em sala." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID718_TB1158_31082023230902.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICALINE DA COSTA" "autor_nome_curto" => "RICALINE" "autor_email" => "ricalinecosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103648 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1158 "inscrito_id" => 718 "titulo" => "NUANCE SOBRE A METODOLOGIA DE PROJETOS DE PESQUISA COMO ESTRATÉGIA DE MEDIAÇÃO DO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL NUM CMEI NA CIDADE DE NATAL-RN" "resumo" => "O presente relato de experiência descreve de modo sucinto a realização de dois planejamentos de aula, balizados pela proposta metodológica de projeto de pesquisa, cuja realização foi promovida em 2 semanas, totalizando 8h aula, para fins de cumprimento da Portaria nº 83, de 27 de abril de 2022, que dispõe sobre o regulamento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). O referencial teórico-metodológico do trabalho baseia-se na abordagem qualitativa de natureza descritiva (observação, diários de bordo, intervenções e avaliação das atividades), bem como nas principais diretrizes e normativas no campo educacional (BNCC, LDB, DCNEB, DCNEI), além das contribuições de Kilpatrick (2010), Silva (2013), Dewey (2010) e de Nascimento e Silva (2019). Partindo do pressuposto de que o ensino na Educação Infantil com a metodologia de projetos de pesquisa pode consistir numa estratégia de mediação dos processos de ensino e de aprendizagem, busca-se analisar as contribuições deste tipo de proposta com vistas à perspectiva de mudanças das práticas pedagógicas para o trabalho com conteúdos escolares num processo interdisciplinar. A realização da proposta mostra como ocorre a interação entre professor e aluno nos processos de ensino e de aprendizagem e se apresenta também como uma possibilidade de autoavaliação sobre a postura do professor como pesquisador e mediador para a aprendizagem conteúdos escolares pelas crianças. Constata-se como principal resultado o aumento da motivação dos alunos quanto à participação nas atividades desenvolvidas em sala." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID718_TB1158_31082023230902.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RICALINE DA COSTA" "autor_nome_curto" => "RICALINE" "autor_email" => "ricalinecosta@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }