Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

ESCRITA E IDENTIDADE: ABORDAGEM CRÍTICA E AUTORIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO GÊNERO RESENHA

Palavra-chaves: , , , , Relato de Experiência ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 103519
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 998
    "inscrito_id" => 7252
    "titulo" => "ESCRITA E IDENTIDADE: ABORDAGEM CRÍTICA E AUTORIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO GÊNERO RESENHA"
    "resumo" => "Este relato de experiência é resultado de um subprojeto em Residência Pedagógica no curso de Graduação de Licenciatura em Letras Português, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que se propôs a investigar os traços de autoria de alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Júlia Wanderley, localizado na cidade de Curitiba, Paraná, por meio da produção de resenhas críticas de obras literárias selecionadas. Para fundamentar as noções em torno do gênero, trouxemos à discussão as contribuições de Sérgio Roberto Costa (2008) para compreender como a resenha se consolida enquanto uma abordagem multifacetada e rica no desenvolvimento de habilidades críticas e comunicativas dos alunos. As discussões do Círculo de Bakhtin (2005) nos guiaram na compreensão de que os gêneros do discurso são diretamente atravessados pela individualidade do autor, permitindo investigar a ligação da escrita com as raízes históricas e sociais do falante. Utilizando a abordagem interpretativista, pretendeu-se não apenas analisar como os estudantes aplicam o gênero resenha em suas escritas, mas também compreender como sua individualidade e perspectiva contemporânea influenciam suas interpretações e críticas. Ao fazê-lo, esperamos não apenas enriquecer a compreensão do gênero resenha como uma ferramenta pedagógica, mas também desenvolver nos alunos a escrita autoral, reflexiva e crítica em um mundo em constante evolução, onde a expressão de sua singularidade e a interpretação de obras literárias desempenham um papel fundamental em sua formação educacional e cultural"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD3_ID7252_TB998_24102023084319.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GONSALVES DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheusneves@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 103519
    "edicao_id" => 315
    "trabalho_id" => 998
    "inscrito_id" => 7252
    "titulo" => "ESCRITA E IDENTIDADE: ABORDAGEM CRÍTICA E AUTORIA EM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO A PARTIR DO GÊNERO RESENHA"
    "resumo" => "Este relato de experiência é resultado de um subprojeto em Residência Pedagógica no curso de Graduação de Licenciatura em Letras Português, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que se propôs a investigar os traços de autoria de alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Júlia Wanderley, localizado na cidade de Curitiba, Paraná, por meio da produção de resenhas críticas de obras literárias selecionadas. Para fundamentar as noções em torno do gênero, trouxemos à discussão as contribuições de Sérgio Roberto Costa (2008) para compreender como a resenha se consolida enquanto uma abordagem multifacetada e rica no desenvolvimento de habilidades críticas e comunicativas dos alunos. As discussões do Círculo de Bakhtin (2005) nos guiaram na compreensão de que os gêneros do discurso são diretamente atravessados pela individualidade do autor, permitindo investigar a ligação da escrita com as raízes históricas e sociais do falante. Utilizando a abordagem interpretativista, pretendeu-se não apenas analisar como os estudantes aplicam o gênero resenha em suas escritas, mas também compreender como sua individualidade e perspectiva contemporânea influenciam suas interpretações e críticas. Ao fazê-lo, esperamos não apenas enriquecer a compreensão do gênero resenha como uma ferramenta pedagógica, mas também desenvolver nos alunos a escrita autoral, reflexiva e crítica em um mundo em constante evolução, onde a expressão de sua singularidade e a interpretação de obras literárias desempenham um papel fundamental em sua formação educacional e cultural"
    "modalidade" => "Relato de Experiência"
    "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD3_ID7252_TB998_24102023084319.pdf"
    "created_at" => "2024-01-25 14:54:09"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MATHEUS GONSALVES DAS NEVES"
    "autor_nome_curto" => "MATHEUS"
    "autor_email" => "matheusneves@alunos.utfpr.edu.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ (UTFPR)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic"
    "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC"
    "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33"
    "publicacao_id" => 57
    "publicacao_nome" => "Revista ENALIC"
    "publicacao_codigo" => "2526-3234"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

Este relato de experiência é resultado de um subprojeto em Residência Pedagógica no curso de Graduação de Licenciatura em Letras Português, na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que se propôs a investigar os traços de autoria de alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio Estadual Júlia Wanderley, localizado na cidade de Curitiba, Paraná, por meio da produção de resenhas críticas de obras literárias selecionadas. Para fundamentar as noções em torno do gênero, trouxemos à discussão as contribuições de Sérgio Roberto Costa (2008) para compreender como a resenha se consolida enquanto uma abordagem multifacetada e rica no desenvolvimento de habilidades críticas e comunicativas dos alunos. As discussões do Círculo de Bakhtin (2005) nos guiaram na compreensão de que os gêneros do discurso são diretamente atravessados pela individualidade do autor, permitindo investigar a ligação da escrita com as raízes históricas e sociais do falante. Utilizando a abordagem interpretativista, pretendeu-se não apenas analisar como os estudantes aplicam o gênero resenha em suas escritas, mas também compreender como sua individualidade e perspectiva contemporânea influenciam suas interpretações e críticas. Ao fazê-lo, esperamos não apenas enriquecer a compreensão do gênero resenha como uma ferramenta pedagógica, mas também desenvolver nos alunos a escrita autoral, reflexiva e crítica em um mundo em constante evolução, onde a expressão de sua singularidade e a interpretação de obras literárias desempenham um papel fundamental em sua formação educacional e cultural

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.