JOGO DO TRIÂNGULO MÁGICO: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103246 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 1390 "titulo" => "JOGO DO TRIÂNGULO MÁGICO: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA." "resumo" => "A utilização do jogo Triângulo Mágico em sala de aula pode ser uma experiência intrigante para os estudantes e uma estratégia inovadora para o docente que precisa ensinar algumas operações matemáticas. Além disso, uma aprendizagem eficiente das operações matemáticas é fundamental para a vida pessoal e profissional das pessoas, pois nos deparamos constantemente com a matemática em diversas situações do dia a dia. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever como ocorreu a utilização do Triângulo Mágico, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Marabá-PA, para trabalhar o desenvolvimento da adição e subtração. Na abordagem metodológica, usamos a pesquisa qualitativa, os relatos de experiência, e como fonte de coleta de dados, os diários de bordo das oito aulas do mês de junho de 2023. Como referencial teóricometodológico, usamos os seguintes autores e documentos: Araújo, Silva, E. e Silva, R. (2021), Pontes (2019), Base Nacional Comum Curricular (2018), Nascimento (2017), Martini, Bertusse e Roveder (2010), Santos (2001), entre outros. Concluímos que o jogo Triângulo Mágico é um recurso didático que pode ser usado para o ensino da adição e da subtração. Os resultados obtidos nessa experiência revelaram que a aplicação do jogo, como recurso didático, pode ser importante no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Porém, isso requer investimento na aquisição de recursos didáticos e na formação de professores para utilizá-los nas aulas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1390_TB667_17112023162555.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.s.n@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103246 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 667 "inscrito_id" => 1390 "titulo" => "JOGO DO TRIÂNGULO MÁGICO: UMA EXPERIÊNCIA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ADIÇÃO COM ALUNOS DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA PÚBLICA." "resumo" => "A utilização do jogo Triângulo Mágico em sala de aula pode ser uma experiência intrigante para os estudantes e uma estratégia inovadora para o docente que precisa ensinar algumas operações matemáticas. Além disso, uma aprendizagem eficiente das operações matemáticas é fundamental para a vida pessoal e profissional das pessoas, pois nos deparamos constantemente com a matemática em diversas situações do dia a dia. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho é descrever como ocorreu a utilização do Triângulo Mágico, com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do município de Marabá-PA, para trabalhar o desenvolvimento da adição e subtração. Na abordagem metodológica, usamos a pesquisa qualitativa, os relatos de experiência, e como fonte de coleta de dados, os diários de bordo das oito aulas do mês de junho de 2023. Como referencial teóricometodológico, usamos os seguintes autores e documentos: Araújo, Silva, E. e Silva, R. (2021), Pontes (2019), Base Nacional Comum Curricular (2018), Nascimento (2017), Martini, Bertusse e Roveder (2010), Santos (2001), entre outros. Concluímos que o jogo Triângulo Mágico é um recurso didático que pode ser usado para o ensino da adição e da subtração. Os resultados obtidos nessa experiência revelaram que a aplicação do jogo, como recurso didático, pode ser importante no processo de ensino e aprendizagem de conteúdos matemáticos. Porém, isso requer investimento na aquisição de recursos didáticos e na formação de professores para utilizá-los nas aulas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1390_TB667_17112023162555.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ELAINE DA SILVA DO NASCIMENTO" "autor_nome_curto" => "ELAINE" "autor_email" => "elaine.s.n@unifesspa.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL E SUDESTE DO PARÁ (UNIFESSPA)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }