PERFIL DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103439 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 891 "inscrito_id" => 1736 "titulo" => "PERFIL DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG" "resumo" => "Introdução: A questão da acessibilidade nas escolas brasileiras tem ganhado crescente atenção. No entanto, apesar desses avanços, a falta de acessibilidade persiste em várias instituições educacionais brasileiras. Objetivo: traçar um perfil sobre a acessibilidade na educação da rede pública da cidade de Diamantina – MG. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal, composta por 7 (sete) escolas públicas de Educação Básica do município de Diamantina – MG, foi elaborado um questionário pelos próprios pesquisadores e inserido no Google Forms com questões fechadas e abertas. Foi realizada estatística descritiva com valores em frequência real e absoluta através do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 26.0 para Windows. Resultados: A partir dos dados coletados das questões fechadas do questionário enviado às escolas, pode-se verificar que das 7 (sete) escolas, 5 (cinco) – 71,4% possui entre 1 e 10 estudantes com deficiência e/ou transtorno matriculado. Somente 1 escola possui entre 11 e 20 estudantes (14,3%) e uma entre 21 e 30 estudantes. Pode-se perceber que há estudantes com Deficiência e/ou transtornos matriculados em todas as escolas pesquisadas (100%). Considerações Finais: foi possível depreender que o público alvo da Educação Especial, em sua maioria, está matriculado nas escolas regulares, uma vez que este público está presente em todas as escolas pesquisadas. Dessa maneira, faz-se importante a presença e formação de profissionais de apoio aptos e capacitados a trabalharem com estes indivíduos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1736_TB891_20112023111901.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL SCHWENCK DE MELLO VIANNA SOARES" "autor_nome_curto" => "Raquel Schwenck" "autor_email" => "raquel.schwenck@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103439 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 891 "inscrito_id" => 1736 "titulo" => "PERFIL DE ACESSIBILIDADE NA EDUCAÇÃO NO MUNICÍPIO DE DIAMANTINA - MG" "resumo" => "Introdução: A questão da acessibilidade nas escolas brasileiras tem ganhado crescente atenção. No entanto, apesar desses avanços, a falta de acessibilidade persiste em várias instituições educacionais brasileiras. Objetivo: traçar um perfil sobre a acessibilidade na educação da rede pública da cidade de Diamantina – MG. Metodologia: estudo quantitativo, descritivo e de corte transversal, composta por 7 (sete) escolas públicas de Educação Básica do município de Diamantina – MG, foi elaborado um questionário pelos próprios pesquisadores e inserido no Google Forms com questões fechadas e abertas. Foi realizada estatística descritiva com valores em frequência real e absoluta através do Statistical Package for the Social Sciences - SPSS versão 26.0 para Windows. Resultados: A partir dos dados coletados das questões fechadas do questionário enviado às escolas, pode-se verificar que das 7 (sete) escolas, 5 (cinco) – 71,4% possui entre 1 e 10 estudantes com deficiência e/ou transtorno matriculado. Somente 1 escola possui entre 11 e 20 estudantes (14,3%) e uma entre 21 e 30 estudantes. Pode-se perceber que há estudantes com Deficiência e/ou transtornos matriculados em todas as escolas pesquisadas (100%). Considerações Finais: foi possível depreender que o público alvo da Educação Especial, em sua maioria, está matriculado nas escolas regulares, uma vez que este público está presente em todas as escolas pesquisadas. Dessa maneira, faz-se importante a presença e formação de profissionais de apoio aptos e capacitados a trabalharem com estes indivíduos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID1736_TB891_20112023111901.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUEL SCHWENCK DE MELLO VIANNA SOARES" "autor_nome_curto" => "Raquel Schwenck" "autor_email" => "raquel.schwenck@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI (UFVJM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }