CALORIMETRIA, CONCEITOS BÁSICOS E PRÁTICA EXPERIMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103281 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 710 "inscrito_id" => 3199 "titulo" => "CALORIMETRIA, CONCEITOS BÁSICOS E PRÁTICA EXPERIMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente resumo pretende relatar a experiência docente vivenciada pelos alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe, na qual são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Fazendo uso de tecnologias e práticas experimentais, os bolsistas elaboraram materiais para a construção da proposta e aplicaram meterias didáticos para os alunos do segundo ano do ensino médio, cuja a temática central e pautada em sala foi a Calorimetria. O trabalho desenvolvido foi dividido em duas etapas: planejamento e aplicação. No planejamento, os bolsistas realizaram pesquisa na internet e em livros didáticos que fossem adequados à abordagem temática em sala, com objetivo na realização da aplicação. A aplicação foi realizada em dois encontros. O primeiro foi norteado por definições sobre Calorimetria através de apresentação com uso de ferramentas tecnológicas. O segundo encontro foi realizado pela aplicação de práticas experimentais e pratica virtuais, com auxílio de aparatos tecnológicos relacionado ao tema em pauta. O PIBID ao proporcionar o contato de estudante de curso de licenciatura em Física com ambiente escolar, principalmente com os estudantes, contribui muito para construção de futuros profissionais e seu aperfeiçoamento e como saber conduzir uma sala de aula, estando em contato com o processo de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3199_TB710_20112023182607.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY LORRANA ALMEIDA REIS" "autor_nome_curto" => "MARY" "autor_email" => "marylorrana15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103281 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 710 "inscrito_id" => 3199 "titulo" => "CALORIMETRIA, CONCEITOS BÁSICOS E PRÁTICA EXPERIMENTAL: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE FÍSICA" "resumo" => "O presente resumo pretende relatar a experiência docente vivenciada pelos alunos do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Sergipe, na qual são bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Fazendo uso de tecnologias e práticas experimentais, os bolsistas elaboraram materiais para a construção da proposta e aplicaram meterias didáticos para os alunos do segundo ano do ensino médio, cuja a temática central e pautada em sala foi a Calorimetria. O trabalho desenvolvido foi dividido em duas etapas: planejamento e aplicação. No planejamento, os bolsistas realizaram pesquisa na internet e em livros didáticos que fossem adequados à abordagem temática em sala, com objetivo na realização da aplicação. A aplicação foi realizada em dois encontros. O primeiro foi norteado por definições sobre Calorimetria através de apresentação com uso de ferramentas tecnológicas. O segundo encontro foi realizado pela aplicação de práticas experimentais e pratica virtuais, com auxílio de aparatos tecnológicos relacionado ao tema em pauta. O PIBID ao proporcionar o contato de estudante de curso de licenciatura em Física com ambiente escolar, principalmente com os estudantes, contribui muito para construção de futuros profissionais e seu aperfeiçoamento e como saber conduzir uma sala de aula, estando em contato com o processo de aprendizagem dos alunos." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID3199_TB710_20112023182607.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARY LORRANA ALMEIDA REIS" "autor_nome_curto" => "MARY" "autor_email" => "marylorrana15@gmail.com" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE SERGIPE (IFS)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }