APLICAÇÃO DA PLATAFORMA CANVA PARA O ENSINO REMOTO NO IFAL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103280 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 709 "inscrito_id" => 5002 "titulo" => "APLICAÇÃO DA PLATAFORMA CANVA PARA O ENSINO REMOTO NO IFAL" "resumo" => "RESUMO – A utilização de plataformas digitais a exemplo da Plataforma CANVA como ferramenta didática inovadora, tem sido bastante utilizado presencialmente e de forma remota. Além do aspecto estético, a Plataforma CANVA associada a projetores de imagem possibilita que o desenvolvimento da aula ocorra de maneira similar ao modelo tradicional com quadro branco. O projeto de ensino teve como objetivo avaliar ferramentas didáticas no ensino de física dos cursos de Estradas e Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O público alvo do projeto foram alunos do IFAL do primeiro ano do curso de Estradas e Eletrotécnica num total de 50 alunos. Os testes com o mini projetor led mostraram que não é adequado para apresentação em sala de aula pois não gera uma imagem ampla e nítida necessária para a compreensão pelos alunos. Assim sendo, utilizou-se o datashow disponível no IFAL para a realização da apresentação em sala de aula com a plataforma CANVA e posteriormente foi aplicado um questionário de modo a registrar a opinião e assimilação do conteúdo pelos alunos. A pesquisa também mostrou que a utilização de ferramentas didáticas digitais como a Plataforma Canva para a ministração de aulas de Física, pode levar os alunos a despertarem maior interesse e consequentemente auxiliar no aprendizado de forma que ele seja significativo." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5002_TB709_16112023222221.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEY JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SIDNEY" "autor_email" => "sjs1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103280 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 709 "inscrito_id" => 5002 "titulo" => "APLICAÇÃO DA PLATAFORMA CANVA PARA O ENSINO REMOTO NO IFAL" "resumo" => "RESUMO – A utilização de plataformas digitais a exemplo da Plataforma CANVA como ferramenta didática inovadora, tem sido bastante utilizado presencialmente e de forma remota. Além do aspecto estético, a Plataforma CANVA associada a projetores de imagem possibilita que o desenvolvimento da aula ocorra de maneira similar ao modelo tradicional com quadro branco. O projeto de ensino teve como objetivo avaliar ferramentas didáticas no ensino de física dos cursos de Estradas e Eletrônica do Instituto Federal de Alagoas - Campus Maceió. O público alvo do projeto foram alunos do IFAL do primeiro ano do curso de Estradas e Eletrotécnica num total de 50 alunos. Os testes com o mini projetor led mostraram que não é adequado para apresentação em sala de aula pois não gera uma imagem ampla e nítida necessária para a compreensão pelos alunos. Assim sendo, utilizou-se o datashow disponível no IFAL para a realização da apresentação em sala de aula com a plataforma CANVA e posteriormente foi aplicado um questionário de modo a registrar a opinião e assimilação do conteúdo pelos alunos. A pesquisa também mostrou que a utilização de ferramentas didáticas digitais como a Plataforma Canva para a ministração de aulas de Física, pode levar os alunos a despertarem maior interesse e consequentemente auxiliar no aprendizado de forma que ele seja significativo." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID5002_TB709_16112023222221.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIDNEY JOSÉ DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "SIDNEY" "autor_email" => "sjs1@aluno.ifal.edu.br" "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE ALAGOAS (IFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }