(RE)IMAGINANDO A ARQUITETURA ESCOLAR: TRANSFORMANDO ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS PARA NOVAS VIVÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 105295 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3034 "inscrito_id" => 4134 "titulo" => "(RE)IMAGINANDO A ARQUITETURA ESCOLAR: TRANSFORMANDO ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS PARA NOVAS VIVÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência educacional vivenciada em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) no Ceará, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de educação física. O objetivo é apresentar formas de superar a falta de infraestrutura adequada para as aulas de Educação Física, aproveitando espaços não convencionais na escola. Inicialmente, o trabalho apresenta a importância da educação física na formação integral dos estudantes, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas ressalta a carência de infraestrutura em muitas escolas públicas brasileiras. A escola em questão tinha uma quadra poliesportiva, porém, com problemas na cobertura, o que a torna inutilizável em dias de chuva. Para contornar essa limitação, os/as bolsistas imaginaram os espaços da escola, adaptando áreas como corredores, estacionamento e até mesmo utilizando uma mangueira de incêndio furada como fita de slackline. Foram introduzidas práticas corporais de aventura, como parkour, slackline e corrida de orientação, ampliando o repertório de práticas corporais dos/as alunos/as. Essa abordagem aumentou o engajamento dos/as estudantes, pois as práticas eram novas e fugiam das práticas esportivas tradicionais. Em conclusão, destaca-se a importância de reimaginar os espaços escolares para proporcionar uma educação física mais variada e motivadora. Além disso, ressalta a necessidade de lutar por infraestrutura adequada nas escolas públicas para que essas práticas se tornem uma realidade mais ampla. A experiência demonstra como a criatividade e a adaptação podem enriquecer o ensino da educação física, motivando os/as alunos/as a se envolverem ativamente nas aulas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4134_TB3034_15112023000803.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PINTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE PI" "autor_email" => "anacarolineps@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 105295 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 3034 "inscrito_id" => 4134 "titulo" => "(RE)IMAGINANDO A ARQUITETURA ESCOLAR: TRANSFORMANDO ESPAÇOS NÃO CONVENCIONAIS PARA NOVAS VIVÊNCIAS NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA" "resumo" => "Este trabalho relata uma experiência educacional vivenciada em uma Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) no Ceará, através do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID), no subprojeto de educação física. O objetivo é apresentar formas de superar a falta de infraestrutura adequada para as aulas de Educação Física, aproveitando espaços não convencionais na escola. Inicialmente, o trabalho apresenta a importância da educação física na formação integral dos estudantes, conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), mas ressalta a carência de infraestrutura em muitas escolas públicas brasileiras. A escola em questão tinha uma quadra poliesportiva, porém, com problemas na cobertura, o que a torna inutilizável em dias de chuva. Para contornar essa limitação, os/as bolsistas imaginaram os espaços da escola, adaptando áreas como corredores, estacionamento e até mesmo utilizando uma mangueira de incêndio furada como fita de slackline. Foram introduzidas práticas corporais de aventura, como parkour, slackline e corrida de orientação, ampliando o repertório de práticas corporais dos/as alunos/as. Essa abordagem aumentou o engajamento dos/as estudantes, pois as práticas eram novas e fugiam das práticas esportivas tradicionais. Em conclusão, destaca-se a importância de reimaginar os espaços escolares para proporcionar uma educação física mais variada e motivadora. Além disso, ressalta a necessidade de lutar por infraestrutura adequada nas escolas públicas para que essas práticas se tornem uma realidade mais ampla. A experiência demonstra como a criatividade e a adaptação podem enriquecer o ensino da educação física, motivando os/as alunos/as a se envolverem ativamente nas aulas." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID4134_TB3034_15112023000803.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA CAROLINE PINTO DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "ANA CAROLINE PI" "autor_email" => "anacarolineps@alu.ufc.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ (UFC)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }