IMPACTOS NA APRENDIZAGEM E NAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO NO CENÁRIO DE PÓS-PANDEMIA COVID-19
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102933 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 2178 "titulo" => "IMPACTOS NA APRENDIZAGEM E NAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO NO CENÁRIO DE PÓS-PANDEMIA COVID-19" "resumo" => "A pandemia do COVID-19 trouxe consigo grandes impactos para o mundo todo, tanto durante o pico das contaminações pela doença, que teve seu início em 2020 no Brasil, quanto no período pós-pandemia, o qual enfrentamos atualmente. Em ambos períodos, a educação, assim como praticamente todas as demais áreas da sociedade, foi amplamente afetada em seu fazer pedagógico, precisando adaptar-se à nova realidade, que contou com o ensino remoto e enfrentou dificuldades como a falta de acesso às tecnologias e falta de preparo tecnológico de uma parcela dos profissionais da educação. Contudo, ao retornar para as salas de aula, a realidade enfrentada pela rede escolar segue amplamente desafiadora, ao se deparar com os reflexos do ensino do período não presencial, dentre os quais encontram-se sintomas como depressão, ansiedade e sedentarismo dos alunos e professores, acarretados pelo longo período de isolamento. Além disso, fatores como a aprendizagem e a relação professor aluno foram afetados negativamente durante esse período, de modo que os alunos encontram dificuldades em relacionar-se entre colegas e professores, o que consequentemente dificulta ainda mais os processos de ensino e aprendizagem. Considerando isso, este trabalho visa evidenciar as adversidades e os obstáculos gerados entre o professor e o ensino remoto, como também expor quais foram os impactos na aprendizagem dos alunos, além das relações interpessoais. Dentro disso, considera-se de suma importância a permanência do uso correto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) nas escolas para que o ensino e a aprendizagem se efetivem." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2178_TB310_22112023205800.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE KAUFFMANN" "autor_nome_curto" => "LUCIANE" "autor_email" => "kauffmannluciane@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102933 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 310 "inscrito_id" => 2178 "titulo" => "IMPACTOS NA APRENDIZAGEM E NAS RELAÇÕES SOCIAIS ENTRE PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO NO CENÁRIO DE PÓS-PANDEMIA COVID-19" "resumo" => "A pandemia do COVID-19 trouxe consigo grandes impactos para o mundo todo, tanto durante o pico das contaminações pela doença, que teve seu início em 2020 no Brasil, quanto no período pós-pandemia, o qual enfrentamos atualmente. Em ambos períodos, a educação, assim como praticamente todas as demais áreas da sociedade, foi amplamente afetada em seu fazer pedagógico, precisando adaptar-se à nova realidade, que contou com o ensino remoto e enfrentou dificuldades como a falta de acesso às tecnologias e falta de preparo tecnológico de uma parcela dos profissionais da educação. Contudo, ao retornar para as salas de aula, a realidade enfrentada pela rede escolar segue amplamente desafiadora, ao se deparar com os reflexos do ensino do período não presencial, dentre os quais encontram-se sintomas como depressão, ansiedade e sedentarismo dos alunos e professores, acarretados pelo longo período de isolamento. Além disso, fatores como a aprendizagem e a relação professor aluno foram afetados negativamente durante esse período, de modo que os alunos encontram dificuldades em relacionar-se entre colegas e professores, o que consequentemente dificulta ainda mais os processos de ensino e aprendizagem. Considerando isso, este trabalho visa evidenciar as adversidades e os obstáculos gerados entre o professor e o ensino remoto, como também expor quais foram os impactos na aprendizagem dos alunos, além das relações interpessoais. Dentro disso, considera-se de suma importância a permanência do uso correto das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC’s) nas escolas para que o ensino e a aprendizagem se efetivem." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID2178_TB310_22112023205800.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LUCIANE KAUFFMANN" "autor_nome_curto" => "LUCIANE" "autor_email" => "kauffmannluciane@gmail.com" "autor_ies" => "FACULDADE VENDA NOVA DO IMIGRANTE (FAVENI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }