NARRATIVAS, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO INICIAL: O PIBID E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BOM JESUS/PI.
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103236 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 1286 "titulo" => "NARRATIVAS, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO INICIAL: O PIBID E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BOM JESUS/PI." "resumo" => "Os profissionais da educação, especialmente os professores, precisam registrar e publicizar as suas experiências, recursos, avanços e desafios de modo a refletir sobre o seu campo de atuação. Com isso, buscamos com este trabalho apresentar um relato de experiências com as narrativas oriundas das experiências formativas vivenciadas no PIBID – Alfabetização da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, destacando-se as falas, os desafios e as expectativas das vivências realizadas entre os Pibidianos, e a supervisora de campo diante o processo de alfabetização. Desse modo, objetivamos (i) dialogar sobre as contribuições que a supervisora de campo dispõe e que são essenciais a formação inicial dos alunos, bolsistas do PIBID, na área de alfabetização, e, (ii) descrever as concepções teóricas e práticas que foram construídas no campo, como foco na alfabetização das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Cremos que dentre essas concepções os recursos pedagógicos, o planejamento e as estratégias lúdicas elaboradas com foco na alfabetização, podem possibilitar o desenvolvimento da criança de maneira prazerosa. Para sedimentar nossa proposta utilizamo-nos alguns autores como: Rojo (1998); Soares (2003); Tfouni (1988), dentre outros. Consideramos que, a supervisora mantém um papel fundamental quanto à organização e diálogo referentes ao nosso processo formativo, nos orientando diante as práticas docentes e discentes. Portanto, estarmos atuando no campo do PIBID, realizando atividades juntamente com a professora e observando o cotidiano estudantil, nos permitindo vivenciar a realidade docente no cenário atual e ter uma formação humana." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1286_TB653_30082023224926.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA DE SOUSA BRITO" "autor_nome_curto" => "Júlia Brito" "autor_email" => "juliadesbrito@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103236 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 653 "inscrito_id" => 1286 "titulo" => "NARRATIVAS, EXPERIÊNCIA E FORMAÇÃO INICIAL: O PIBID E O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA CIDADE DE BOM JESUS/PI." "resumo" => "Os profissionais da educação, especialmente os professores, precisam registrar e publicizar as suas experiências, recursos, avanços e desafios de modo a refletir sobre o seu campo de atuação. Com isso, buscamos com este trabalho apresentar um relato de experiências com as narrativas oriundas das experiências formativas vivenciadas no PIBID – Alfabetização da Universidade Estadual do Piauí - UESPI, destacando-se as falas, os desafios e as expectativas das vivências realizadas entre os Pibidianos, e a supervisora de campo diante o processo de alfabetização. Desse modo, objetivamos (i) dialogar sobre as contribuições que a supervisora de campo dispõe e que são essenciais a formação inicial dos alunos, bolsistas do PIBID, na área de alfabetização, e, (ii) descrever as concepções teóricas e práticas que foram construídas no campo, como foco na alfabetização das crianças do primeiro ano do ensino fundamental. Cremos que dentre essas concepções os recursos pedagógicos, o planejamento e as estratégias lúdicas elaboradas com foco na alfabetização, podem possibilitar o desenvolvimento da criança de maneira prazerosa. Para sedimentar nossa proposta utilizamo-nos alguns autores como: Rojo (1998); Soares (2003); Tfouni (1988), dentre outros. Consideramos que, a supervisora mantém um papel fundamental quanto à organização e diálogo referentes ao nosso processo formativo, nos orientando diante as práticas docentes e discentes. Portanto, estarmos atuando no campo do PIBID, realizando atividades juntamente com a professora e observando o cotidiano estudantil, nos permitindo vivenciar a realidade docente no cenário atual e ter uma formação humana." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID1286_TB653_30082023224926.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JÚLIA DE SOUSA BRITO" "autor_nome_curto" => "Júlia Brito" "autor_email" => "juliadesbrito@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }