RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA DOCÊNCIA INCLUSIVA, DIDÁTICA E EFICAZ
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102808 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 4184 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA DOCÊNCIA INCLUSIVA, DIDÁTICA E EFICAZ" "resumo" => "O objetivo desse trabalho é construir um relato de experiência sobre as atividades realizadas durante os módulos I e II (em vigência) do subprojeto de História da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, no Programa de Residência Pedagógica (PRP 2022-2024), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Metodologicamente, este será construído com base nas vivências, observações e regências realizadas pelos residentes Maísa Santos e Vanessa Dias em turmas de nono do ensino fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio no núcleo concedente da EREM Marechal Antônio Alves Filho, sob a supervisão da preceptora Mikaelle Barbosa, da professora Mardali Mendes e sob a orientação da professora doutora Tatiana Lima. Como suporte teórico, será utilizado bibliografias referentes ao ensino de História e às políticas de educação inclusiva no cotidiano escolar. Para tanto, o desenvolvimento dará enfoque às atividades realizadas ao longo do módulo I, dentre elas, planejamentos, observações, regências e a construção/aplicação do produto didático intitulado: “Rotação por estações: uma perspectiva didático-crítica e inclusiva sobre o Segundo Reinado”, com o propósito de conciliar os conteúdos curriculares para as turmas de 3° ano do Ensino Médio, com as propostas de inclusão para alunos com e sem deficiências e dificuldades de aprendizagem. Para tanto, também será apresentado brevemente as atividades em torno das observações e regências do módulo II. Dito isto, as experiências ao longo do módulo I foram positivas, tendo em vista a boa receptividade de todos os envolvidos nas discussões levantadas, bem como na aplicação do produto final." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4184_TB177_25082023175721.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DIAS DA SILVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "VAN BATISTA" "autor_email" => "vanessa.batista@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102808 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 177 "inscrito_id" => 4184 "titulo" => "RESSIGNIFICANDO O ENSINO DE HISTÓRIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DE UMA DOCÊNCIA INCLUSIVA, DIDÁTICA E EFICAZ" "resumo" => "O objetivo desse trabalho é construir um relato de experiência sobre as atividades realizadas durante os módulos I e II (em vigência) do subprojeto de História da Universidade de Pernambuco (UPE), campus Petrolina, no Programa de Residência Pedagógica (PRP 2022-2024), fomentado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Metodologicamente, este será construído com base nas vivências, observações e regências realizadas pelos residentes Maísa Santos e Vanessa Dias em turmas de nono do ensino fundamental ao terceiro ano do Ensino Médio no núcleo concedente da EREM Marechal Antônio Alves Filho, sob a supervisão da preceptora Mikaelle Barbosa, da professora Mardali Mendes e sob a orientação da professora doutora Tatiana Lima. Como suporte teórico, será utilizado bibliografias referentes ao ensino de História e às políticas de educação inclusiva no cotidiano escolar. Para tanto, o desenvolvimento dará enfoque às atividades realizadas ao longo do módulo I, dentre elas, planejamentos, observações, regências e a construção/aplicação do produto didático intitulado: “Rotação por estações: uma perspectiva didático-crítica e inclusiva sobre o Segundo Reinado”, com o propósito de conciliar os conteúdos curriculares para as turmas de 3° ano do Ensino Médio, com as propostas de inclusão para alunos com e sem deficiências e dificuldades de aprendizagem. Para tanto, também será apresentado brevemente as atividades em torno das observações e regências do módulo II. Dito isto, as experiências ao longo do módulo I foram positivas, tendo em vista a boa receptividade de todos os envolvidos nas discussões levantadas, bem como na aplicação do produto final." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD3_ID4184_TB177_25082023175721.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VANESSA DIAS DA SILVA BATISTA" "autor_nome_curto" => "VAN BATISTA" "autor_email" => "vanessa.batista@upe.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO (UPE)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }