CINEMAT II: A MATEMÁTICA ´PELAS LENTES DO CINEMA
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102789 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 564 "titulo" => "CINEMAT II: A MATEMÁTICA ´PELAS LENTES DO CINEMA" "resumo" => "O projeto CINEMAT: a matemática pelas lentes do cinema iniciou-se em agosto de 2017, com alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na perspectiva da enculturação matemática, a matemática é construída pelas diferentes sociedades humanas ao longo da história (BISHOP, 1991). O cinema e a matemática se entrelaçam com a cultura possibilitando o desenvolvimento e a apropriação da forma matemática de perceber, organizar e interagir na sociedade. O cinema, nesse contexto, atua como mediador entre a cultura matemática e os participantes, promovendo a conexão e a compreensão dos conceitos matemáticos por meio da linguagem cinematográfica. Segundo Vigotski (2008), a linguagem desempenha um papel fundamental como um instrumento complexo de mediação entre o indivíduo e o mundo, definindo-o como um ser social, histórico e cultural. Portanto, ao ensinar e aprender matemática, é crucial explorar a conexão dessa disciplina com a vida e a cultura, desenvolvendo a habilidade de leitura do mundo. Desta forma, a linguagem audiovisual favorece a aproximação do conhecimento matemático possibilitando a compreensão das sociedades. No projeto, os filmes exibidos são instrumentos de mediação para a enculturação matemática estimulando atitudes positivas em relação à disciplina, tornando o aprendizado mais dinâmico, interessante e atrativo. Assim, o cinema desempenha o papel de revelar o legado histórico-cultural das gerações anteriores. A partir destas premissas, pretendeu-se investigar as contribuições do cinema como um instrumento mediador para a enculturação matemática dos alunos e para estimular atitudes positivas dos alunos diante da matemática, sublinhando as relações entre Matemática e Cultura." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD1_ID564_TB157_29112023162630.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA ARAÚJO DE MOURA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Isabella" "autor_email" => "isabella.moura@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102789 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 157 "inscrito_id" => 564 "titulo" => "CINEMAT II: A MATEMÁTICA ´PELAS LENTES DO CINEMA" "resumo" => "O projeto CINEMAT: a matemática pelas lentes do cinema iniciou-se em agosto de 2017, com alunos de graduação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Na perspectiva da enculturação matemática, a matemática é construída pelas diferentes sociedades humanas ao longo da história (BISHOP, 1991). O cinema e a matemática se entrelaçam com a cultura possibilitando o desenvolvimento e a apropriação da forma matemática de perceber, organizar e interagir na sociedade. O cinema, nesse contexto, atua como mediador entre a cultura matemática e os participantes, promovendo a conexão e a compreensão dos conceitos matemáticos por meio da linguagem cinematográfica. Segundo Vigotski (2008), a linguagem desempenha um papel fundamental como um instrumento complexo de mediação entre o indivíduo e o mundo, definindo-o como um ser social, histórico e cultural. Portanto, ao ensinar e aprender matemática, é crucial explorar a conexão dessa disciplina com a vida e a cultura, desenvolvendo a habilidade de leitura do mundo. Desta forma, a linguagem audiovisual favorece a aproximação do conhecimento matemático possibilitando a compreensão das sociedades. No projeto, os filmes exibidos são instrumentos de mediação para a enculturação matemática estimulando atitudes positivas em relação à disciplina, tornando o aprendizado mais dinâmico, interessante e atrativo. Assim, o cinema desempenha o papel de revelar o legado histórico-cultural das gerações anteriores. A partir destas premissas, pretendeu-se investigar as contribuições do cinema como um instrumento mediador para a enculturação matemática dos alunos e para estimular atitudes positivas dos alunos diante da matemática, sublinhando as relações entre Matemática e Cultura." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 05: Educação, linguagens, tecnologias e valores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV190_MD1_ID564_TB157_29112023162630.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ISABELLA ARAÚJO DE MOURA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "Isabella" "autor_email" => "isabella.moura@ufv.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA (UFV)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }