“O PIBID É A SALVAÇÃO!”: A PERCEPÇÃO DAS GESTORAS ESCOLARES SOBRE A ATUAÇÃO DO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA CAFS/UFPI, NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103980 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1541 "inscrito_id" => 3038 "titulo" => "“O PIBID É A SALVAÇÃO!”: A PERCEPÇÃO DAS GESTORAS ESCOLARES SOBRE A ATUAÇÃO DO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA CAFS/UFPI, NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a percepção de gestoras escolares sobre as contribuições do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia CAFS/UFPI, para a ampliação das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento oferecidas às crianças bem pequenas e crianças pequenas em Instituições de Educação Infantil da cidade de Floriano - PI. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas feitas com 03 gestoras escolares das Escolas-campo de atuação do PIBID, Área de Pedagogia CAFS/UFPI. Os resultados alcançados com a pesquisa evidenciam o quanto as atividades desenvolvidas pelas/os estudantes do PIBID nas três Escolas-campo têm sido valiosas no sentido de ampliar as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento oferecidas as crianças. O diálogo e a troca de experiências enriquece a organização do ensino e o trabalho realizado nas Instituições, refletindo no modo como são oportunizados espaços para pensarmos, em cooperação, as atividades que são propostas as crianças. O PIBID contribui assim não apenas para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, mas enriquece e amplia a formação e o desenvolvimento profissional das/os estudantes e professoras que participam do Programa em suas diversas esferas, modificando assim nossos espaços e modos de atuação. Ao longo dos meses observamos não apenas uma aproximação maior com as crianças, com as professoras e com demais agentes educativos, mas também a construção de espaços de participação e oportunidades de agência em todo o ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3038_TB1541_20112023201516.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANE PAULA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDIANE PAULA" "autor_email" => "cleidianepaula46@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103980 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1541 "inscrito_id" => 3038 "titulo" => "“O PIBID É A SALVAÇÃO!”: A PERCEPÇÃO DAS GESTORAS ESCOLARES SOBRE A ATUAÇÃO DO PIBID, ÁREA DE PEDAGOGIA CAFS/UFPI, NAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO INFANTIL" "resumo" => "O trabalho tem como objetivo discutir a percepção de gestoras escolares sobre as contribuições do Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Área de Pedagogia CAFS/UFPI, para a ampliação das oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento oferecidas às crianças bem pequenas e crianças pequenas em Instituições de Educação Infantil da cidade de Floriano - PI. Para tanto, realizamos uma pesquisa de natureza qualitativa, que adotou como instrumento de coleta de dados entrevistas semiestruturadas feitas com 03 gestoras escolares das Escolas-campo de atuação do PIBID, Área de Pedagogia CAFS/UFPI. Os resultados alcançados com a pesquisa evidenciam o quanto as atividades desenvolvidas pelas/os estudantes do PIBID nas três Escolas-campo têm sido valiosas no sentido de ampliar as oportunidades de aprendizagem e desenvolvimento oferecidas as crianças. O diálogo e a troca de experiências enriquece a organização do ensino e o trabalho realizado nas Instituições, refletindo no modo como são oportunizados espaços para pensarmos, em cooperação, as atividades que são propostas as crianças. O PIBID contribui assim não apenas para a aprendizagem e desenvolvimento das crianças, mas enriquece e amplia a formação e o desenvolvimento profissional das/os estudantes e professoras que participam do Programa em suas diversas esferas, modificando assim nossos espaços e modos de atuação. Ao longo dos meses observamos não apenas uma aproximação maior com as crianças, com as professoras e com demais agentes educativos, mas também a construção de espaços de participação e oportunidades de agência em todo o ambiente escolar." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID3038_TB1541_20112023201516.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "CLEIDIANE PAULA DA SILVA" "autor_nome_curto" => "CLEIDIANE PAULA" "autor_email" => "cleidianepaula46@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ (UFPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }