ALFABETIZAÇÃO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESPAR: AÇÃO DO DOCENTE ORIENTADOR
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102690 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 2448 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESPAR: AÇÃO DO DOCENTE ORIENTADOR" "resumo" => "A finalidade do estudo é assinalar os desdobramentos do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) no processo de alfabetização em instituições localizadas no noroeste do Paraná, a partir das ações das docentes orientadoras, por um viés reflexivo e crítico. As atividades desenvolvidas ao longo do programa, são fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural, que por sua vez, direcionam as ações teóricas (de estudo) e práticas (no cotidiano escolar), tendo como temática o processo de alfabetização. Nesse patamar, elucidamos que a alfabetização, além de seguir os parâmentos do currículo oficial, deve ser entendida em sua magnitude, por estar conexo ao contexto socioeconômico, político e cultural, e refletir no desenvolvimento do psiquismo infantil. Logo, por se tratar em um processo complexo, que envolve a leitura e a escrita de modo consciente, relacionado ao processo de humanização, a alfabetização deve ser mediada, a partir de ações pedagógicas planejadas, e escolhas didáticas conscientes. Dessa forma, o ensino desenvolvente partirá do conhecimento do processo psicológico a fim de planejar ações didáticas que desafiem a aprendizagem de conteúdos que mobilizem a atividade de novos processos cognitivos, impulsionando o desenvolvimento da alfabetização. O estudo mostrou que a realização das atividades propostas no programa impactou tanto a formação inicial e continuada, como a comunidade escolar estabelecendo o elo entre teoria e prática na formação acadêmica e no cotidiano escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2448_TB48_22112023180741.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA APARECIDA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Adriana Ap.ª R" "autor_email" => "drikarodrigues66@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102690 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 48 "inscrito_id" => 2448 "titulo" => "ALFABETIZAÇÃO E O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA UNESPAR: AÇÃO DO DOCENTE ORIENTADOR" "resumo" => "A finalidade do estudo é assinalar os desdobramentos do Programa Residência Pedagógica, desenvolvido na Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR) no processo de alfabetização em instituições localizadas no noroeste do Paraná, a partir das ações das docentes orientadoras, por um viés reflexivo e crítico. As atividades desenvolvidas ao longo do programa, são fundamentadas na Teoria Histórico-Cultural, que por sua vez, direcionam as ações teóricas (de estudo) e práticas (no cotidiano escolar), tendo como temática o processo de alfabetização. Nesse patamar, elucidamos que a alfabetização, além de seguir os parâmentos do currículo oficial, deve ser entendida em sua magnitude, por estar conexo ao contexto socioeconômico, político e cultural, e refletir no desenvolvimento do psiquismo infantil. Logo, por se tratar em um processo complexo, que envolve a leitura e a escrita de modo consciente, relacionado ao processo de humanização, a alfabetização deve ser mediada, a partir de ações pedagógicas planejadas, e escolhas didáticas conscientes. Dessa forma, o ensino desenvolvente partirá do conhecimento do processo psicológico a fim de planejar ações didáticas que desafiem a aprendizagem de conteúdos que mobilizem a atividade de novos processos cognitivos, impulsionando o desenvolvimento da alfabetização. O estudo mostrou que a realização das atividades propostas no programa impactou tanto a formação inicial e continuada, como a comunidade escolar estabelecendo o elo entre teoria e prática na formação acadêmica e no cotidiano escolar." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 07: Alfabetização e letramentos" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID2448_TB48_22112023180741.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADRIANA APARECIDA RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "Adriana Ap.ª R" "autor_email" => "drikarodrigues66@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ (UNESPAR)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }