EXPERIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EC 64 DE CEILÂNDIA: DESAFIOS E INTERVENÇÕES
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104065 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 6930 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EC 64 DE CEILÂNDIA: DESAFIOS E INTERVENÇÕES" "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência dos licenciados no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência pela UnB, subprojeto de Pedagogia que proporciona oportunidades para unir as experiências e descobertas realizadas entre diversas situações observadas em algumas turmas da escola classe 64 de Ceilândia, partindo de estudos sobre a polivalência dos profissionais da área, que levam em consideração a interdisciplinaridade e a transversalidade do processo de alfabetização. A pesquisa apresenta o olhar participante dos estudantes de graduação sobre as especificidades e a relação afetiva pedagógica, evidenciando a diversidade das realidades dos estudantes do terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, a partir da educação inclusiva como principal foco de discussão da profissionalidade dos docentes. Freire (1996), Conceição (2022) e Lima (2019) são os referenciais utilizados para descreverem a educação de forma crítica, transformadora e integral. Por isso, a realidade observada foi significativa para compreendermos as questões importantes das crianças e suas especificidades, como também, ressaltou o conhecimento dos licenciados com a relevância do docente buscar uma formação continuada e por estratégias metodológicas com a priorização dos educandos nos seus processos de ensino-aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6930_TB1639_20112023100757.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JULIA DE JESUS NUNES" "autor_nome_curto" => "ANA JULIA NUNES" "autor_email" => "anajulianns24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104065 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1639 "inscrito_id" => 6930 "titulo" => "EXPERIÊNCIAS COM A EDUCAÇÃO INCLUSIVA NA EC 64 DE CEILÂNDIA: DESAFIOS E INTERVENÇÕES" "resumo" => "Este trabalho apresenta o relato de experiência dos licenciados no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência pela UnB, subprojeto de Pedagogia que proporciona oportunidades para unir as experiências e descobertas realizadas entre diversas situações observadas em algumas turmas da escola classe 64 de Ceilândia, partindo de estudos sobre a polivalência dos profissionais da área, que levam em consideração a interdisciplinaridade e a transversalidade do processo de alfabetização. A pesquisa apresenta o olhar participante dos estudantes de graduação sobre as especificidades e a relação afetiva pedagógica, evidenciando a diversidade das realidades dos estudantes do terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental, a partir da educação inclusiva como principal foco de discussão da profissionalidade dos docentes. Freire (1996), Conceição (2022) e Lima (2019) são os referenciais utilizados para descreverem a educação de forma crítica, transformadora e integral. Por isso, a realidade observada foi significativa para compreendermos as questões importantes das crianças e suas especificidades, como também, ressaltou o conhecimento dos licenciados com a relevância do docente buscar uma formação continuada e por estratégias metodológicas com a priorização dos educandos nos seus processos de ensino-aprendizagem na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental." "modalidade" => "Relato de Experiência" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD3_ID6930_TB1639_20112023100757.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA JULIA DE JESUS NUNES" "autor_nome_curto" => "ANA JULIA NUNES" "autor_email" => "anajulianns24@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA (UNB)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }