REGISTROS E MEMÓRIAS DA EJA NA E. M. RACHEL MÄDER GONÇALVES E O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE (2008-2023): CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS E CULTURAIS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 103764 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1290 "inscrito_id" => 5121 "titulo" => "REGISTROS E MEMÓRIAS DA EJA NA E. M. RACHEL MÄDER GONÇALVES E O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE (2008-2023): CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS E CULTURAIS" "resumo" => "A pesquisa consiste em contextualizar o que é a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), quais são as demandas para o público e o que o profissional da educação deve atentar-se ao iniciar o trabalho pedagógico na modalidade. Além disso, a pesquisa agrega uma breve análise aos currículos dos cursos de formação de professores e a fragilidade dessa formação quando se trata da EJA. A segunda parte apresenta um breve histórico da E. M. Rachel Mäder e apresenta o desenvolvimento da EJA dentro da instituição, desde sua criação e alguns programas e projetos integrada à modalidade. Ainda enquanto documentação histórica, o terceiro momento da pesquisa tem como proposta principal divulgar os dados coletados a partir de uma entrevista com duas professoras da educação básica, com o intuito de conhecer seu trabalho, em saber qual o impacto social que a EJA exerce sobre os estudantes e a influência da escola enquanto espaço social comum entre docentes e discentes. Como resultado dessa pesquisa, foi possível compreender que o espaço escolar é mais do que um ambiente em que o conhecimento é sistematizado e transmitido. A escola, o grupo dos estudantes e sua relação com os docentes permite que estas pessoas criem uma identidade enquanto sujeitos históricos e culturais no mundo. Contudo, existem precarizações para os alunos prosseguirem na educação básica e a modalidade carece de políticas públicas para melhor oferta da educação na realidade local." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID5121_TB1290_04092023171152.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO ANTONIO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "souzaleandroantonio@outlook.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 103764 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 1290 "inscrito_id" => 5121 "titulo" => "REGISTROS E MEMÓRIAS DA EJA NA E. M. RACHEL MÄDER GONÇALVES E O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DOCENTE (2008-2023): CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS E CULTURAIS" "resumo" => "A pesquisa consiste em contextualizar o que é a modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), quais são as demandas para o público e o que o profissional da educação deve atentar-se ao iniciar o trabalho pedagógico na modalidade. Além disso, a pesquisa agrega uma breve análise aos currículos dos cursos de formação de professores e a fragilidade dessa formação quando se trata da EJA. A segunda parte apresenta um breve histórico da E. M. Rachel Mäder e apresenta o desenvolvimento da EJA dentro da instituição, desde sua criação e alguns programas e projetos integrada à modalidade. Ainda enquanto documentação histórica, o terceiro momento da pesquisa tem como proposta principal divulgar os dados coletados a partir de uma entrevista com duas professoras da educação básica, com o intuito de conhecer seu trabalho, em saber qual o impacto social que a EJA exerce sobre os estudantes e a influência da escola enquanto espaço social comum entre docentes e discentes. Como resultado dessa pesquisa, foi possível compreender que o espaço escolar é mais do que um ambiente em que o conhecimento é sistematizado e transmitido. A escola, o grupo dos estudantes e sua relação com os docentes permite que estas pessoas criem uma identidade enquanto sujeitos históricos e culturais no mundo. Contudo, existem precarizações para os alunos prosseguirem na educação básica e a modalidade carece de políticas públicas para melhor oferta da educação na realidade local." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 04: Educação, diversidade e Inclusão social" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COM_IDENT_EV190_MD1_ID5121_TB1290_04092023171152.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEANDRO ANTONIO DE SOUZA" "autor_nome_curto" => "LEANDRO" "autor_email" => "souzaleandroantonio@outlook.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL (UNINTER)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }