O PIBID-ARTES E O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-ARTES EM MINAS GERAIS: BREVES APROXIMAÇÕES ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS ENTRE A UFOP E A UFMG
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 102661 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "O PIBID-ARTES E O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-ARTES EM MINAS GERAIS: BREVES APROXIMAÇÕES ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS ENTRE A UFOP E A UFMG" "resumo" => "O presente texto fará uma breve abordagem na busca da aproximação entre o subprojeto PIBID Artes (UFOP) e o projeto Residência Pedagógica (RP) Artes (UFMG), ambos desenvolvidos entre os anos de 2020 e 2022 no contexto pandêmico, em que as escolas foram substituídas pelos enquadramentos dos lares e o ensino presencial foi, obrigatoriamente, colocado em diferentes plataformas digitais. A ideia aqui é propor olhares analíticos acerca das aproximações conceituais e temáticas estudadas em ambos os projetos PIBID e RP, de ambas as universidades, tendo a subárea Artes como eixo norteador. No caso do PIBID-Artes da UFOP, o caráter virtual envolveu os debates diversos acerca dos conceitos sobre o Ensino de Arte na contemporaneidade, fundamentados pelo levantamento bibliográfico de diversos autores que dissertaram sobre a intersecção entre Arte e Educação. A partir da compreensão de parte dos elementos que constituem a performatividade, pode-se pensar na utilização da linguagem híbrida das Artes Cênicas como possibilidade de ensino na graduação na área da Licenciatura, articuladas através de ferramentas didáticas tais como: leituras, encenações, seminários temáticos, dentre outros, a serem expostos na metodologia. Já o RP Artes da UFMG iniciou suas atividades a partir de dois questionamentos: Como pensar a criação artística a partir das mídias digitais? Como manter a qualidade da formação docente em Artes buscando exclusivamente as Tecnologias Digitais (TDs) para a mediação pedagógica?" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID725_TB12_20112023191743.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO ROCCO" "autor_nome_curto" => "Marcelo Rocco" "autor_email" => "marcelorocco1@ufop.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 102661 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 12 "inscrito_id" => 725 "titulo" => "O PIBID-ARTES E O RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA-ARTES EM MINAS GERAIS: BREVES APROXIMAÇÕES ARTÍSTICO-PEDAGÓGICAS ENTRE A UFOP E A UFMG" "resumo" => "O presente texto fará uma breve abordagem na busca da aproximação entre o subprojeto PIBID Artes (UFOP) e o projeto Residência Pedagógica (RP) Artes (UFMG), ambos desenvolvidos entre os anos de 2020 e 2022 no contexto pandêmico, em que as escolas foram substituídas pelos enquadramentos dos lares e o ensino presencial foi, obrigatoriamente, colocado em diferentes plataformas digitais. A ideia aqui é propor olhares analíticos acerca das aproximações conceituais e temáticas estudadas em ambos os projetos PIBID e RP, de ambas as universidades, tendo a subárea Artes como eixo norteador. No caso do PIBID-Artes da UFOP, o caráter virtual envolveu os debates diversos acerca dos conceitos sobre o Ensino de Arte na contemporaneidade, fundamentados pelo levantamento bibliográfico de diversos autores que dissertaram sobre a intersecção entre Arte e Educação. A partir da compreensão de parte dos elementos que constituem a performatividade, pode-se pensar na utilização da linguagem híbrida das Artes Cênicas como possibilidade de ensino na graduação na área da Licenciatura, articuladas através de ferramentas didáticas tais como: leituras, encenações, seminários temáticos, dentre outros, a serem expostos na metodologia. Já o RP Artes da UFMG iniciou suas atividades a partir de dois questionamentos: Como pensar a criação artística a partir das mídias digitais? Como manter a qualidade da formação docente em Artes buscando exclusivamente as Tecnologias Digitais (TDs) para a mediação pedagógica?" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV190_MD1_ID725_TB12_20112023191743.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:08" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCELO ROCCO" "autor_nome_curto" => "Marcelo Rocco" "autor_email" => "marcelorocco1@ufop.edu.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }