Artigo Anais do IX ENALIC

ANAIS de Evento

ISSN: 2526-3234

REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Científica ET 08: Formação inicial e continuada de professores
0 of 0
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
0 of 0
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104566 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2198 "inscrito_id" => 4028 "titulo" => "REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS" "resumo" => "O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é apresentar os resultados de uma abordagem metodológica que valoriza a prática reflexiva por meio do diário de bordo e sua utilização na jornada de pibidianos de Educação Física. Trata-se de um relato de experiência exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, referente uma ação pedagógica vivenciada por estudantes bolsistas vinculados ao subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência corresponde ao recorte de registro das vivências de três discentes sobre o processo de formação nas reuniões coletivas do subprojeto e na escola Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Sousa Almeida. A partir dos registros nos diários de bordo foram compiladas as seguintes categorias de análise: conhecendo a escola e a professora supervisora, a imersão em projetos escolares e para além dos muros da escola. As percepções descritas nos diários revelam a satisfação dos bolsistas quando se referem a interação com a professora supervisora e as atividades de formação ofertadas pelo subprojeto, deixando claro o impacto da experiência para a formação de sua identidade docente. Concluímos que o diário de bordo é uma estratégia interessante para o registro da jornada pibidiana pois possibilita fazer conexões e aprendizado, além de ser um importante instrumento de memória das vivências no subprojeto.O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD1_ID4028_TB2198_22112023102141.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDRIAN KAWAN GONÇALVES LEITE" "autor_nome_curto" => "WALDRIAN" "autor_email" => "wkawangoncalvesleite@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104566 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2198 "inscrito_id" => 4028 "titulo" => "REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS" "resumo" => "O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é apresentar os resultados de uma abordagem metodológica que valoriza a prática reflexiva por meio do diário de bordo e sua utilização na jornada de pibidianos de Educação Física. Trata-se de um relato de experiência exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, referente uma ação pedagógica vivenciada por estudantes bolsistas vinculados ao subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência corresponde ao recorte de registro das vivências de três discentes sobre o processo de formação nas reuniões coletivas do subprojeto e na escola Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Sousa Almeida. A partir dos registros nos diários de bordo foram compiladas as seguintes categorias de análise: conhecendo a escola e a professora supervisora, a imersão em projetos escolares e para além dos muros da escola. As percepções descritas nos diários revelam a satisfação dos bolsistas quando se referem a interação com a professora supervisora e as atividades de formação ofertadas pelo subprojeto, deixando claro o impacto da experiência para a formação de sua identidade docente. Concluímos que o diário de bordo é uma estratégia interessante para o registro da jornada pibidiana pois possibilita fazer conexões e aprendizado, além de ser um importante instrumento de memória das vivências no subprojeto.O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é" "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD1_ID4028_TB2198_22112023102141.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDRIAN KAWAN GONÇALVES LEITE" "autor_nome_curto" => "WALDRIAN" "autor_email" => "wkawangoncalvesleite@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }
Publicado em 28 de novembro de 2023

Resumo

O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é apresentar os resultados de uma abordagem metodológica que valoriza a prática reflexiva por meio do diário de bordo e sua utilização na jornada de pibidianos de Educação Física. Trata-se de um relato de experiência exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, referente uma ação pedagógica vivenciada por estudantes bolsistas vinculados ao subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência corresponde ao recorte de registro das vivências de três discentes sobre o processo de formação nas reuniões coletivas do subprojeto e na escola Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Sousa Almeida. A partir dos registros nos diários de bordo foram compiladas as seguintes categorias de análise: conhecendo a escola e a professora supervisora, a imersão em projetos escolares e para além dos muros da escola. As percepções descritas nos diários revelam a satisfação dos bolsistas quando se referem a interação com a professora supervisora e as atividades de formação ofertadas pelo subprojeto, deixando claro o impacto da experiência para a formação de sua identidade docente. Concluímos que o diário de bordo é uma estratégia interessante para o registro da jornada pibidiana pois possibilita fazer conexões e aprendizado, além de ser um importante instrumento de memória das vivências no subprojeto.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.