REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS
"2023-11-28 13:30:33" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 104566 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2198 "inscrito_id" => 4028 "titulo" => "REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS" "resumo" => "O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é apresentar os resultados de uma abordagem metodológica que valoriza a prática reflexiva por meio do diário de bordo e sua utilização na jornada de pibidianos de Educação Física. Trata-se de um relato de experiência exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, referente uma ação pedagógica vivenciada por estudantes bolsistas vinculados ao subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência corresponde ao recorte de registro das vivências de três discentes sobre o processo de formação nas reuniões coletivas do subprojeto e na escola Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Sousa Almeida. A partir dos registros nos diários de bordo foram compiladas as seguintes categorias de análise: conhecendo a escola e a professora supervisora, a imersão em projetos escolares e para além dos muros da escola. As percepções descritas nos diários revelam a satisfação dos bolsistas quando se referem a interação com a professora supervisora e as atividades de formação ofertadas pelo subprojeto, deixando claro o impacto da experiência para a formação de sua identidade docente. Concluímos que o diário de bordo é uma estratégia interessante para o registro da jornada pibidiana pois possibilita fazer conexões e aprendizado, além de ser um importante instrumento de memória das vivências no subprojeto." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD1_ID4028_TB2198_22112023102141.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDRIAN KAWAN GONÇALVES LEITE" "autor_nome_curto" => "WALDRIAN" "autor_email" => "wkawangoncalvesleite@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 104566 "edicao_id" => 315 "trabalho_id" => 2198 "inscrito_id" => 4028 "titulo" => "REFLETINDO COM O DIÁRIO DE BORDO NA JORNADA DO PIBID EDUCAÇÃO FÍSICA: CONEXÕES E APRENDIZADOS" "resumo" => "O diário de bordo tem sido utilizado em diferentes campos para documentar as experiências em curso de um trabalho individual ou coletivo. O objetivo do relato é apresentar os resultados de uma abordagem metodológica que valoriza a prática reflexiva por meio do diário de bordo e sua utilização na jornada de pibidianos de Educação Física. Trata-se de um relato de experiência exploratório e descritivo, de abordagem qualitativa, referente uma ação pedagógica vivenciada por estudantes bolsistas vinculados ao subprojeto do PIBID Educação Física da Universidade Estadual do Piauí, campus Torquato Neto. A experiência corresponde ao recorte de registro das vivências de três discentes sobre o processo de formação nas reuniões coletivas do subprojeto e na escola Centro de Ensino de Tempo Integral João Henrique de Sousa Almeida. A partir dos registros nos diários de bordo foram compiladas as seguintes categorias de análise: conhecendo a escola e a professora supervisora, a imersão em projetos escolares e para além dos muros da escola. As percepções descritas nos diários revelam a satisfação dos bolsistas quando se referem a interação com a professora supervisora e as atividades de formação ofertadas pelo subprojeto, deixando claro o impacto da experiência para a formação de sua identidade docente. Concluímos que o diário de bordo é uma estratégia interessante para o registro da jornada pibidiana pois possibilita fazer conexões e aprendizado, além de ser um importante instrumento de memória das vivências no subprojeto." "modalidade" => "Comunicação Científica" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__COM_IDENT_EV190_MD1_ID4028_TB2198_22112023102141.pdf" "created_at" => "2024-01-25 14:54:09" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "WALDRIAN KAWAN GONÇALVES LEITE" "autor_nome_curto" => "WALDRIAN" "autor_email" => "wkawangoncalvesleite@aluno.uespi.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ (UESPI)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-do-ix-enalic" "edicao_nome" => "Anais do IX ENALIC" "edicao_evento" => "ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / SEMINÁRIO DO PIBID / SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/enalic/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "65b394a10be70_26012024081649.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-11-28 13:30:33" "publicacao_id" => 57 "publicacao_nome" => "Revista ENALIC" "publicacao_codigo" => "2526-3234" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }