Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

O ESCRITOR CARAMUJO NOS JORNAIS – UMA EXPERIÊNCIA DE LEITURA DAS CRÔNICAS MACHADIANAS

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

A literatura brasileira é enriquecida por escritores de diferentes origens étnicas ao longo dos anos. Entre esses nomes importantes, destaca-se Machado de Assis, conhecido por suas obras-primas, tais como: Memórias Póstumas de Brás Cubas (1881) e Dom Casmurro (1899). Embora o referido autor seja frequentemente reconhecido como um dos grandes mestres da literatura brasileira, seu lugar na literatura negro-brasileira trata-se de um assunto que ainda merece bastante atenção. Considerado um dos principais autores do século XIX por também encabeçar a estética realista no Brasil, Machado viveu em um período marcado pela escravidão e pela discriminação racial, e sua obra reflete as tensões e contradições desse contexto. Assim, esse resumo-proposta procura explorar a contribuição da prosa machadiana à literatura negro-brasileira e identificar as representações das vozes negras presentes em sua obra. Além disso, investigou-se a abordagem de temas como preconceito, racismo e identidade por meio do labor artístico desse escritor caramujo com base na análise das crônicas “Bons Dias!”, sob o pseudônimo de Boas Noites, adotado por Machado para publicar seus textos no jornal carioca Gazeta de Notícia entre os anos de 1888 a 1889. A metodologia de caráter bibliográfico pautou-se no pensamento de Cuti (2010), Duarte (2004, 2011), Proença Filho (2004), entre outros que estudam a literatura negro-brasileira. Os resultados e discussão mostram como Machado foi capaz de revelar questões raciais de forma subversiva, utilizar da ironia e ambiguidade para criticar as hierarquias da sociedade brasileira e expor as fragilidades da elite carioca branca e de tantas outras instituições sociais. Portanto, o trabalho contribui para os estudos da produção machadiana sob a perspectiva da literatura negro-brasileira, destacando sua relevância até os dias atuais.

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