Artigo Anais da XII Semana de Reflexões sobre Negritude, Gênero e Raça dos Institutos Federais (SERNEGRA) Seminário de Educação das Relações Étnico-Raciais para a Educação Básica

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-6720

“MEU CRESPO É DE RAINHA”: VALORIZAÇÃO E EMPODERAMENTO DA IDENTIDADE NEGRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

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Publicado em 23 de janeiro de 2024

Resumo

Esse trabalho consiste em apresentar um relato de experiência vivenciado na turma de Infantil II B, na Creche Teotonio Barbosa Araújo, na cidade de Limoeiro do Norte - Ceará. O projeto foi desenvolvido através da Feira do Conhecimento, que acontece todos os anos nas escolas municipais, com o direcionamento da gestão escolar e da Secretaria Municipal de Educação Básica (SEMEB). O projeto teve como tema “Meu crespo é de rainha” por meio da contação de história. O trabalho realizado objetivou proporcionar, por meio da contação de história, um diálogo sobre diversidade, relações étnico-raciais, valorização e afirmação da identidade afro-brasileira na educação infantil. Teoricamente está amparado nas concepções teóricas de Gouveia (2000), Arroyo (2018); Candau (2012) e Gomes (2006) no que tange a valorização do cabelo crespo na construção da identidade negra, quebrando marcas de preconceito presente na sociedade. Além disso, partimos das concepções de letramento Racial-Crítico proposto por Ferreira (2015). A metodologia aplicada é de caráter qualitativo, tendo como momento inicial a contação de história “Meu crespo é de rainha”, proporcionando um diálogo com os alunos. Logo após, apresentação de atividades lúdicas como: colagem de lã e carimbos no painel da personagem, instrumentos musicais, bonecas abayomis, confecção de colares, casinhas e máscaras africanas. Conclui-se que as temáticas relacionadas à cultura afro-brasileira não devem ser abordadas apenas no dia da consciência negra, mas durante todo o ano, contribuindo para a valorização e o respeito às diversidades étnico-raciais, o que implica no combate às desigualdades sociais, ao preconceito e ao racismo desde cedo.

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