A AULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 100858 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8441 "inscrito_id" => 5993 "titulo" => "A AULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A Geografia desempenha um papel crucial ao examinar a interação entre meio ambiente e sociedade, focando no espaço geográfico como seu objeto central. Pensando nas possibilidades de promover a compreensão dos alunos, professores de Geografia empenham-se nesse propósito, especialmente através de aulas de campo que criam dinâmicas de aprendizado e favorecem a interconexão das temáticas estudadas. Este estudo explora a importância de tais aulas na perspectiva da educação ambiental como atividade lúdica e estratégia educacional fora da sala de aula. A pesquisa se concentra em um projeto educacional voltado para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Norte, no qual a educação ambiental é um aspecto central, sensibilizando os alunos para a importância de pensar sistemicamente sobre o meio ambiente. O texto também explora a importância do ensino de Geografia, destacando sua relevância na formação de cidadãos conscientes das implicações de suas escolhas no espaço em que vivem. Ainda no contexto da pesquisa, foi planejada e realizada uma aula de campo no Parque Estadual das Dunas em Natal, com foco na educação ambiental. Os alunos tiveram a oportunidade de observar a fauna, flora e a interação do meio ambiente com a sociedade. A atividade envolveu profissionais do parque com palestras educativas e elaboração de relatórios pelos alunos. Por fim, enfatiza-se que as aulas de campo oferecem uma abordagem enriquecedora para o ensino de Geografia, sobretudo na educação ambiental, permitindo que os alunos vivenciem a teoria de forma prática e envolvente, desenvolvendo um pensamento crítico e consciente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5993_TB8441_16082023115420.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO ENILSON ARAÚJO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PABLO PEREIRA" "autor_email" => "pablopereira@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 100858 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8441 "inscrito_id" => 5993 "titulo" => "A AULA DE CAMPO COMO INSTRUMENTO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL" "resumo" => "A Geografia desempenha um papel crucial ao examinar a interação entre meio ambiente e sociedade, focando no espaço geográfico como seu objeto central. Pensando nas possibilidades de promover a compreensão dos alunos, professores de Geografia empenham-se nesse propósito, especialmente através de aulas de campo que criam dinâmicas de aprendizado e favorecem a interconexão das temáticas estudadas. Este estudo explora a importância de tais aulas na perspectiva da educação ambiental como atividade lúdica e estratégia educacional fora da sala de aula. A pesquisa se concentra em um projeto educacional voltado para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública do Rio Grande do Norte, no qual a educação ambiental é um aspecto central, sensibilizando os alunos para a importância de pensar sistemicamente sobre o meio ambiente. O texto também explora a importância do ensino de Geografia, destacando sua relevância na formação de cidadãos conscientes das implicações de suas escolhas no espaço em que vivem. Ainda no contexto da pesquisa, foi planejada e realizada uma aula de campo no Parque Estadual das Dunas em Natal, com foco na educação ambiental. Os alunos tiveram a oportunidade de observar a fauna, flora e a interação do meio ambiente com a sociedade. A atividade envolveu profissionais do parque com palestras educativas e elaboração de relatórios pelos alunos. Por fim, enfatiza-se que as aulas de campo oferecem uma abordagem enriquecedora para o ensino de Geografia, sobretudo na educação ambiental, permitindo que os alunos vivenciem a teoria de forma prática e envolvente, desenvolvendo um pensamento crítico e consciente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 14 - Educação Ambiental" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID5993_TB8441_16082023115420.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "PABLO ENILSON ARAÚJO PEREIRA" "autor_nome_curto" => "PABLO PEREIRA" "autor_email" => "pablopereira@ufrn.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }