Artigo Anais IV ENID / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA EXPERIMENTAL, O PIBID E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA ESTADUAL ALZANIR LACERDA EM PATOS/PB

Palavra-chaves: PIBID, ENSINO DE FÍSICA, PRÁTICAS EXPERIMENTAIS Pôster (PO) Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio
"2014-11-21 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 10136
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 11
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA EXPERIMENTAL, O PIBID E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA ESTADUAL ALZANIR LACERDA EM PATOS/PB"
    "resumo" => "O Projeto Político-Pedagógico (PPP), é uma construção coletiva a partir de demandas reais apontadas por professores, alunos, pais, diretores e comunidade em geral, em que, nesse processo, a escola constrói autonomia, ganha segurança para alcançar seus objetivos e para enfrentar os desafios apresentados pela sociedade. Baseado nestes pressupostos, e através de um estudo do (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alzanir Lacerda em Patos/PB, o qual tem como tema: “Terra, Planeta Água: Sustentabilidade, Esgotabilidade e Cidadania para o Século XXI”; organizamos práticas experimentais, junto com os participantes do PIBID (coordenador, supervisor e alunos bolsistas), voltadas para o cotidiano dos alunos, relacionando-as com os conteúdos físicos abordados na unidade temática. As práticas foram realizadas nas turmas de 1º ano do Ensino Médio, em que foram construídos experimentos com materiais de baixo custo, muitas vezes trazidos pelos próprios alunos. Tratou-se de um trabalho coletivo, onde envolvemos todos os participantes do projeto, bem como a escola envolvida na ação. Através de observações, como também de um questionário avaliativo, foi possível observar a importância desse tipo de pratica, uma vez que, através do relato dos próprios alunos, eles puderam relacionar a teoria com a prática experimental, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem da física. É nessa perspectiva, de enfrentar as novas e diversificadas tarefas em sala de aula, que o PIBID de Física, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII, Patos/PB, vem desenvolvendo suas atividades didáticas, e, desse modo, contribuindo de forma significativa com o processo educativo na referida escola, uma vez que o projeto é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica, proporcionando também, aos futuros docentes, experiências metodológicas, tecnológicas e práticas inovadoras e interdisciplinares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE FÍSICA, PRÁTICAS EXPERIMENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_10_2014_09_54_15_idinscrito_11_4fcd260ebcc5f1e2c94519d9853a2864.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MELO"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 10136
    "edicao_id" => 27
    "trabalho_id" => 24
    "inscrito_id" => 11
    "titulo" => "A RELAÇÃO ENTRE A PRÁTICA EXPERIMENTAL, O PIBID E O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DA ESCOLA ESTADUAL ALZANIR LACERDA EM PATOS/PB"
    "resumo" => "O Projeto Político-Pedagógico (PPP), é uma construção coletiva a partir de demandas reais apontadas por professores, alunos, pais, diretores e comunidade em geral, em que, nesse processo, a escola constrói autonomia, ganha segurança para alcançar seus objetivos e para enfrentar os desafios apresentados pela sociedade. Baseado nestes pressupostos, e através de um estudo do (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alzanir Lacerda em Patos/PB, o qual tem como tema: “Terra, Planeta Água: Sustentabilidade, Esgotabilidade e Cidadania para o Século XXI”; organizamos práticas experimentais, junto com os participantes do PIBID (coordenador, supervisor e alunos bolsistas), voltadas para o cotidiano dos alunos, relacionando-as com os conteúdos físicos abordados na unidade temática. As práticas foram realizadas nas turmas de 1º ano do Ensino Médio, em que foram construídos experimentos com materiais de baixo custo, muitas vezes trazidos pelos próprios alunos. Tratou-se de um trabalho coletivo, onde envolvemos todos os participantes do projeto, bem como a escola envolvida na ação. Através de observações, como também de um questionário avaliativo, foi possível observar a importância desse tipo de pratica, uma vez que, através do relato dos próprios alunos, eles puderam relacionar a teoria com a prática experimental, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem da física. É nessa perspectiva, de enfrentar as novas e diversificadas tarefas em sala de aula, que o PIBID de Física, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII, Patos/PB, vem desenvolvendo suas atividades didáticas, e, desse modo, contribuindo de forma significativa com o processo educativo na referida escola, uma vez que o projeto é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica, proporcionando também, aos futuros docentes, experiências metodológicas, tecnológicas e práticas inovadoras e interdisciplinares."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Atividades nas aulas de Física: experiência da prática docente no Ensino Médio"
    "palavra_chave" => "PIBID, ENSINO DE FÍSICA, PRÁTICAS EXPERIMENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Modalidade_4datahora_07_10_2014_09_54_15_idinscrito_11_4fcd260ebcc5f1e2c94519d9853a2864.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:19:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "RUTH BRITO DE FIGUEIREDO MELO"
    "autor_nome_curto" => "RUTH MELO"
    "autor_email" => "ruthmeloead@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-enid---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais IV ENID / UEPB"
    "edicao_evento" => "IV Encontro de Iniciação à Docência da UEPB / UEPB"
    "edicao_ano" => 2014
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2014"
    "edicao_logo" => "5e4d80132b22c_19022020153603.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1855cb47e5f_22072020120547.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2014-11-21 23:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de novembro de 2014

Resumo

O Projeto Político-Pedagógico (PPP), é uma construção coletiva a partir de demandas reais apontadas por professores, alunos, pais, diretores e comunidade em geral, em que, nesse processo, a escola constrói autonomia, ganha segurança para alcançar seus objetivos e para enfrentar os desafios apresentados pela sociedade. Baseado nestes pressupostos, e através de um estudo do (PPP) da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Alzanir Lacerda em Patos/PB, o qual tem como tema: “Terra, Planeta Água: Sustentabilidade, Esgotabilidade e Cidadania para o Século XXI”; organizamos práticas experimentais, junto com os participantes do PIBID (coordenador, supervisor e alunos bolsistas), voltadas para o cotidiano dos alunos, relacionando-as com os conteúdos físicos abordados na unidade temática. As práticas foram realizadas nas turmas de 1º ano do Ensino Médio, em que foram construídos experimentos com materiais de baixo custo, muitas vezes trazidos pelos próprios alunos. Tratou-se de um trabalho coletivo, onde envolvemos todos os participantes do projeto, bem como a escola envolvida na ação. Através de observações, como também de um questionário avaliativo, foi possível observar a importância desse tipo de pratica, uma vez que, através do relato dos próprios alunos, eles puderam relacionar a teoria com a prática experimental, facilitando assim o processo de ensino e aprendizagem da física. É nessa perspectiva, de enfrentar as novas e diversificadas tarefas em sala de aula, que o PIBID de Física, da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VII, Patos/PB, vem desenvolvendo suas atividades didáticas, e, desse modo, contribuindo de forma significativa com o processo educativo na referida escola, uma vez que o projeto é uma iniciativa para o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica, proporcionando também, aos futuros docentes, experiências metodológicas, tecnológicas e práticas inovadoras e interdisciplinares.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.