Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA: A SELEÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO GÊNERO ORAL ENTREVISTA

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 15 - Ensino de línguas
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101229
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8950
    "inscrito_id" => 25587
    "titulo" => "ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA: A SELEÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO GÊNERO ORAL ENTREVISTA"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa-ação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O intuito geral da dissertação é elaborar e implementar uma sequência de atividades para o ensino da língua portuguesa a um aluno autista, na Sala de Recursos Multifuncionais, por meio do gênero textual oral entrevista. A sequência foi organizada em cinco etapas: (1) Início de conversa: o que é celebridade? (2) conversando sobre o gênero entrevista; (3) a seleção de perguntas e respostas; (4) a escuta na entrevista; (5) produção oral. Para esta comunicação, selecionou-se a terceira etapa para análise. Nela, objetivou-se levar o estudante autista ao desenvolvimento de perguntas e respostas em uma interação mediada pelo gênero entrevista. A pesquisa se configura em qualitativa, básica, descritiva com abordagem indutiva. Os dados mostram que, ao trabalhar com os interesses de hiperfoco do aluno, ele se motivou a participar das atividades. Ademais, ao realizar atividades lúdicas, o aluno passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhe eram feitas. Espera-se que este estudo contribua para a promoção de reflexões e discussões a respeito do trabalho com a oralidade com estudantes no espectro autista e que a sequência de atividades produzida possa auxiliar professores em suas práticas educacionais inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25587_TB8950_21082023212914.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANNA DE PAULA MARIANI DOS SANTOS SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "DAYANNA"
    "autor_email" => "dayannalibras@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101229
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8950
    "inscrito_id" => 25587
    "titulo" => "ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA: A SELEÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO GÊNERO ORAL ENTREVISTA"
    "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa-ação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O intuito geral da dissertação é elaborar e implementar uma sequência de atividades para o ensino da língua portuguesa a um aluno autista, na Sala de Recursos Multifuncionais, por meio do gênero textual oral entrevista. A sequência foi organizada em cinco etapas: (1) Início de conversa: o que é celebridade? (2) conversando sobre o gênero entrevista; (3) a seleção de perguntas e respostas; (4) a escuta na entrevista; (5) produção oral. Para esta comunicação, selecionou-se a terceira etapa para análise. Nela, objetivou-se levar o estudante autista ao desenvolvimento de perguntas e respostas em uma interação mediada pelo gênero entrevista. A pesquisa se configura em qualitativa, básica, descritiva com abordagem indutiva. Os dados mostram que, ao trabalhar com os interesses de hiperfoco do aluno, ele se motivou a participar das atividades. Ademais, ao realizar atividades lúdicas, o aluno passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhe eram feitas. Espera-se que este estudo contribua para a promoção de reflexões e discussões a respeito do trabalho com a oralidade com estudantes no espectro autista e que a sequência de atividades produzida possa auxiliar professores em suas práticas educacionais inclusivas."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25587_TB8950_21082023212914.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DAYANNA DE PAULA MARIANI DOS SANTOS SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "DAYANNA"
    "autor_email" => "dayannalibras@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma pesquisa-ação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O intuito geral da dissertação é elaborar e implementar uma sequência de atividades para o ensino da língua portuguesa a um aluno autista, na Sala de Recursos Multifuncionais, por meio do gênero textual oral entrevista. A sequência foi organizada em cinco etapas: (1) Início de conversa: o que é celebridade? (2) conversando sobre o gênero entrevista; (3) a seleção de perguntas e respostas; (4) a escuta na entrevista; (5) produção oral. Para esta comunicação, selecionou-se a terceira etapa para análise. Nela, objetivou-se levar o estudante autista ao desenvolvimento de perguntas e respostas em uma interação mediada pelo gênero entrevista. A pesquisa se configura em qualitativa, básica, descritiva com abordagem indutiva. Os dados mostram que, ao trabalhar com os interesses de hiperfoco do aluno, ele se motivou a participar das atividades. Ademais, ao realizar atividades lúdicas, o aluno passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhe eram feitas. Espera-se que este estudo contribua para a promoção de reflexões e discussões a respeito do trabalho com a oralidade com estudantes no espectro autista e que a sequência de atividades produzida possa auxiliar professores em suas práticas educacionais inclusivas.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.