ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA: A SELEÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO GÊNERO ORAL ENTREVISTA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 101229 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8950 "inscrito_id" => 25587 "titulo" => "ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA: A SELEÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO GÊNERO ORAL ENTREVISTA" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa-ação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O intuito geral da dissertação é elaborar e implementar uma sequência de atividades para o ensino da língua portuguesa a um aluno autista, na Sala de Recursos Multifuncionais, por meio do gênero textual oral entrevista. A sequência foi organizada em cinco etapas: (1) Início de conversa: o que é celebridade? (2) conversando sobre o gênero entrevista; (3) a seleção de perguntas e respostas; (4) a escuta na entrevista; (5) produção oral. Para esta comunicação, selecionou-se a terceira etapa para análise. Nela, objetivou-se levar o estudante autista ao desenvolvimento de perguntas e respostas em uma interação mediada pelo gênero entrevista. A pesquisa se configura em qualitativa, básica, descritiva com abordagem indutiva. Os dados mostram que, ao trabalhar com os interesses de hiperfoco do aluno, ele se motivou a participar das atividades. Ademais, ao realizar atividades lúdicas, o aluno passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhe eram feitas. Espera-se que este estudo contribua para a promoção de reflexões e discussões a respeito do trabalho com a oralidade com estudantes no espectro autista e que a sequência de atividades produzida possa auxiliar professores em suas práticas educacionais inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25587_TB8950_21082023212914.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNA DE PAULA MARIANI DOS SANTOS SANTANA" "autor_nome_curto" => "DAYANNA" "autor_email" => "dayannalibras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 101229 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 8950 "inscrito_id" => 25587 "titulo" => "ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA A ESTUDANTE AUTISTA: A SELEÇÃO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS NO GÊNERO ORAL ENTREVISTA" "resumo" => "Este trabalho é um recorte de uma pesquisa-ação em desenvolvimento no âmbito do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP). O intuito geral da dissertação é elaborar e implementar uma sequência de atividades para o ensino da língua portuguesa a um aluno autista, na Sala de Recursos Multifuncionais, por meio do gênero textual oral entrevista. A sequência foi organizada em cinco etapas: (1) Início de conversa: o que é celebridade? (2) conversando sobre o gênero entrevista; (3) a seleção de perguntas e respostas; (4) a escuta na entrevista; (5) produção oral. Para esta comunicação, selecionou-se a terceira etapa para análise. Nela, objetivou-se levar o estudante autista ao desenvolvimento de perguntas e respostas em uma interação mediada pelo gênero entrevista. A pesquisa se configura em qualitativa, básica, descritiva com abordagem indutiva. Os dados mostram que, ao trabalhar com os interesses de hiperfoco do aluno, ele se motivou a participar das atividades. Ademais, ao realizar atividades lúdicas, o aluno passou a respeitar os turnos de fala dos integrantes e a responder adequadamente as perguntas que lhe eram feitas. Espera-se que este estudo contribua para a promoção de reflexões e discussões a respeito do trabalho com a oralidade com estudantes no espectro autista e que a sequência de atividades produzida possa auxiliar professores em suas práticas educacionais inclusivas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 15 - Ensino de línguas" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV185_MD1_ID25587_TB8950_21082023212914.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:30" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DAYANNA DE PAULA MARIANI DOS SANTOS SANTANA" "autor_nome_curto" => "DAYANNA" "autor_email" => "dayannalibras@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO NORTE DO PARANÁ (UENP)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }