Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUINDO O SABER COM A PRODUÇÃO DE HQS: REINO MONERA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 01 - Formação de Professores
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 95429
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1035
    "inscrito_id" => 5973
    "titulo" => "CONSTRUINDO O SABER COM A PRODUÇÃO DE HQS: REINO MONERA"
    "resumo" => "O conhecimento científico relacionado às ciências naturais é fundamental para a formação cidadã, pois, permite ao sujeito avaliar com senso crítico a tomada de decisão individual e coletiva que irá impactar a sociedade e a biodiversidade. Nesse contexto, compreender como a vida se estrutura nos diferentes organismos e reconhecer as características biológicas singulares dos microrganismos, e seus benefícios na agricultura, na alimentação e em demais condições do nosso dia a dia é fundamental. Dessa forma, espera-se que todo aluno, no final do ensino médio, domine os conceitos básicos definidores do reino Monera. Para tanto, o uso de metodologias inovadoras deve ser estimulado, além da curiosidade e o interesse dos discentes pela biodiversidade de microrganismos. Uma ferramenta instigadora no ensino de Biologia são as histórias em quadrinhos – HQs. Nesta perspectiva, o presente trabalho propôs a criação de histórias em quadrinhos dos conceitos básicos definidores do reino Monera e avaliar qualitativamente os impactos positivos da metodologia, numa turma de segundo ano (ensino médio) de uma escola estadual no Sertão da Paraíba. Foi feito um levantamento inicial, com questionamentos verbais, sobre a importância econômica e biológica do reino Monera, para avaliar os conhecimentos prévios dos discentes. Em seguida, uma aula expositiva tradicional do tema foi ministrada. Posteriormente, os alunos receberam orientações básicas de como criar uma HQ. Confirmando as expectativas, toda a turma se envolveu no desenvolvimento da atividade e, 60% deles entregaram uma HQ no final da ação. Nas HQs foi possível observar as principais características do grupo biológico: condição unicelular procariótica, reprodução clonal, aplicabilidade na indústria e agricultura, importância ecológica e para a saúde. Foi notável que os estudantes ficaram motivados na elaboração das histórias em quadrinhos, utilizando a criatividade e associando a conceitos abordados na aula prévia, constatando-se que a inserção de metodologias ativas auxiliou positivamente na aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5973_TB1035_26102023154006.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO LEANDRO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CICERO LEANDRO"
    "autor_email" => "cicero.pereira@estudante."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 95429
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 1035
    "inscrito_id" => 5973
    "titulo" => "CONSTRUINDO O SABER COM A PRODUÇÃO DE HQS: REINO MONERA"
    "resumo" => "O conhecimento científico relacionado às ciências naturais é fundamental para a formação cidadã, pois, permite ao sujeito avaliar com senso crítico a tomada de decisão individual e coletiva que irá impactar a sociedade e a biodiversidade. Nesse contexto, compreender como a vida se estrutura nos diferentes organismos e reconhecer as características biológicas singulares dos microrganismos, e seus benefícios na agricultura, na alimentação e em demais condições do nosso dia a dia é fundamental. Dessa forma, espera-se que todo aluno, no final do ensino médio, domine os conceitos básicos definidores do reino Monera. Para tanto, o uso de metodologias inovadoras deve ser estimulado, além da curiosidade e o interesse dos discentes pela biodiversidade de microrganismos. Uma ferramenta instigadora no ensino de Biologia são as histórias em quadrinhos – HQs. Nesta perspectiva, o presente trabalho propôs a criação de histórias em quadrinhos dos conceitos básicos definidores do reino Monera e avaliar qualitativamente os impactos positivos da metodologia, numa turma de segundo ano (ensino médio) de uma escola estadual no Sertão da Paraíba. Foi feito um levantamento inicial, com questionamentos verbais, sobre a importância econômica e biológica do reino Monera, para avaliar os conhecimentos prévios dos discentes. Em seguida, uma aula expositiva tradicional do tema foi ministrada. Posteriormente, os alunos receberam orientações básicas de como criar uma HQ. Confirmando as expectativas, toda a turma se envolveu no desenvolvimento da atividade e, 60% deles entregaram uma HQ no final da ação. Nas HQs foi possível observar as principais características do grupo biológico: condição unicelular procariótica, reprodução clonal, aplicabilidade na indústria e agricultura, importância ecológica e para a saúde. Foi notável que os estudantes ficaram motivados na elaboração das histórias em quadrinhos, utilizando a criatividade e associando a conceitos abordados na aula prévia, constatando-se que a inserção de metodologias ativas auxiliou positivamente na aprendizagem dos alunos."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID5973_TB1035_26102023154006.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:28"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CICERO LEANDRO PEREIRA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CICERO LEANDRO"
    "autor_email" => "cicero.pereira@estudante."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O conhecimento científico relacionado às ciências naturais é fundamental para a formação cidadã, pois, permite ao sujeito avaliar com senso crítico a tomada de decisão individual e coletiva que irá impactar a sociedade e a biodiversidade. Nesse contexto, compreender como a vida se estrutura nos diferentes organismos e reconhecer as características biológicas singulares dos microrganismos, e seus benefícios na agricultura, na alimentação e em demais condições do nosso dia a dia é fundamental. Dessa forma, espera-se que todo aluno, no final do ensino médio, domine os conceitos básicos definidores do reino Monera. Para tanto, o uso de metodologias inovadoras deve ser estimulado, além da curiosidade e o interesse dos discentes pela biodiversidade de microrganismos. Uma ferramenta instigadora no ensino de Biologia são as histórias em quadrinhos – HQs. Nesta perspectiva, o presente trabalho propôs a criação de histórias em quadrinhos dos conceitos básicos definidores do reino Monera e avaliar qualitativamente os impactos positivos da metodologia, numa turma de segundo ano (ensino médio) de uma escola estadual no Sertão da Paraíba. Foi feito um levantamento inicial, com questionamentos verbais, sobre a importância econômica e biológica do reino Monera, para avaliar os conhecimentos prévios dos discentes. Em seguida, uma aula expositiva tradicional do tema foi ministrada. Posteriormente, os alunos receberam orientações básicas de como criar uma HQ. Confirmando as expectativas, toda a turma se envolveu no desenvolvimento da atividade e, 60% deles entregaram uma HQ no final da ação. Nas HQs foi possível observar as principais características do grupo biológico: condição unicelular procariótica, reprodução clonal, aplicabilidade na indústria e agricultura, importância ecológica e para a saúde. Foi notável que os estudantes ficaram motivados na elaboração das histórias em quadrinhos, utilizando a criatividade e associando a conceitos abordados na aula prévia, constatando-se que a inserção de metodologias ativas auxiliou positivamente na aprendizagem dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.