APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA DA UNEAL
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 99752 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6728 "inscrito_id" => 20727 "titulo" => "APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA DA UNEAL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar a interface entre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), com foco específico em três aspectos: 1) evidenciar as semelhanças entre ECS e PRP nos documentos que orientam ambas as práticas na UNEAL; 2) compreender a perspectiva dos residentes sobre as diferenças entre o ECS e o PRP na instituição; e 3) inferir as aproximações e distanciamentos identificados na análise. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando métodos como pesquisa bibliográfica, análise de documentos e aplicação de questionários. O questionamento central que orienta essa pesquisa é: quais são as aproximações e distanciamentos entre o PRP e o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia da UNEAL? Nesse sentido, os resultados da pesquisa apontam para alguns pontos de convergência na aquisição de experiência e formação da identidade docente, bem como para distanciamentos relacionados à carga horária, modelo de imersão e participação nas escolas de campo. Com base na literatura especializada, observa-se que tanto o ECS quanto o PRP visam fortalecer a formação inicial de professores, proporcionando a integração entre teoria e prática por meio da vivência em escolas. Autores como Freire (1996) destacam a importância da experiência prática na formação docente, ressaltando a necessidade de uma articulação entre a universidade e a escola. No entanto, a carga horária atribuída ao ECS e ao PRP pode diferir, assim como o nível de imersão dos estudantes nas escolas-campo. Essas diferenças podem influenciar a profundidade da vivência docente e a relação estabelecida com os alunos e a comunidade escolar. Portanto, a análise comparativa entre o PRP e o ECS em Geografia na UNEAL revela tanto aspectos de aproximação quanto de distanciamento entre essas práticas de formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20727_TB6728_04102023232604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELMIRAN SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADELMIRAN" "autor_email" => "adelmiranso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 99752 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 6728 "inscrito_id" => 20727 "titulo" => "APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS ENTRE O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA DA UNEAL" "resumo" => "Este artigo tem como objetivo analisar a interface entre o Estágio Curricular Supervisionado (ECS) e o Programa de Residência Pedagógica (PRP) da CAPES na Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL), com foco específico em três aspectos: 1) evidenciar as semelhanças entre ECS e PRP nos documentos que orientam ambas as práticas na UNEAL; 2) compreender a perspectiva dos residentes sobre as diferenças entre o ECS e o PRP na instituição; e 3) inferir as aproximações e distanciamentos identificados na análise. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa, empregando métodos como pesquisa bibliográfica, análise de documentos e aplicação de questionários. O questionamento central que orienta essa pesquisa é: quais são as aproximações e distanciamentos entre o PRP e o Estágio Curricular Supervisionado em Geografia da UNEAL? Nesse sentido, os resultados da pesquisa apontam para alguns pontos de convergência na aquisição de experiência e formação da identidade docente, bem como para distanciamentos relacionados à carga horária, modelo de imersão e participação nas escolas de campo. Com base na literatura especializada, observa-se que tanto o ECS quanto o PRP visam fortalecer a formação inicial de professores, proporcionando a integração entre teoria e prática por meio da vivência em escolas. Autores como Freire (1996) destacam a importância da experiência prática na formação docente, ressaltando a necessidade de uma articulação entre a universidade e a escola. No entanto, a carga horária atribuída ao ECS e ao PRP pode diferir, assim como o nível de imersão dos estudantes nas escolas-campo. Essas diferenças podem influenciar a profundidade da vivência docente e a relação estabelecida com os alunos e a comunidade escolar. Portanto, a análise comparativa entre o PRP e o ECS em Geografia na UNEAL revela tanto aspectos de aproximação quanto de distanciamento entre essas práticas de formação docente." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_APRESENTACAO_EV185_MD1_ID20727_TB6728_04102023232604.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:29" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ADELMIRAN SILVA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ADELMIRAN" "autor_email" => "adelmiranso@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS (UFAL)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }