Artigo Anais IX CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MULTIFACETAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOCENTE NO CONTEXTO DA COMUNIDADE ESCOLAR

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) GT 17 - Ensino e suas intersecções
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 101126
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8825
    "inscrito_id" => 24511
    "titulo" => "MULTIFACETAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOCENTE NO CONTEXTO DA COMUNIDADE ESCOLAR"
    "resumo" => "O ambiente escolar é um espaço que apresenta um conglomerado de uma diversidade sociopolítica, econômica, cultural, religiosa, psíquica, acadêmica, familiar e ambiental. Pensar na escola é pensar na diversidade de saber. Mas para que isso ocorra com maestria é preciso conviver com essa diversidade de agentes que faz acontecer o ato de conviver dentro da escola. Desta forma, este trabalho vislumbra uma reflexão sobre as multifacetas das relações interpessoais no ambiente escolar através de uma discussão bibliográfica com ênfase no fazer docente. E isso só será possível quando considerarmos que as relações impessoais docente envolvem toda uma estrutura socioescolar, comumente denominada de comunidade escolar. Essa comunidade escolar converge para uma compreensão de diferentes atos do processo educativo, são os pais, gestores, coordenadores e supervisores escolar, secretários, ASGs, porteiros, bibliotecários, merendeira escolar e os próprios pares, os professores. Assim sendo, pensar nessa relação interpessoal dos professores demanda pensar na postura comportamental desse profissional em suas diferentes amplitudes. Amplitudes essas que não se resumem ao espaço restrito da sala de aula, mas que permeiam toda a estrutura da comunidade em que se encontra inserido. Quando pensamos no fazer docente junto a gestão escolar, frente aos pais, demais funcionários estão dialogando com o processo de relação interpessoal. E o fazer pedagógico tem sido objeto de discussão para além dos muros da escola, pois a necessidade de educar, ensinar ou mediar o conhecimento não se encontra delimitado fisicamente. Quando nos reportamos a experiência de Paulo Freire no processo de educação de crianças de rua vemos mais das possibilidades, e não a única, na discussão da relação interpessoal docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24511_TB8825_02092023223019.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEVILSON DA SILVA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "TAVARES"
    "autor_email" => "alevilsonsilva@yahoo.com."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 101126
    "edicao_id" => 316
    "trabalho_id" => 8825
    "inscrito_id" => 24511
    "titulo" => "MULTIFACETAS DAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS DOCENTE NO CONTEXTO DA COMUNIDADE ESCOLAR"
    "resumo" => "O ambiente escolar é um espaço que apresenta um conglomerado de uma diversidade sociopolítica, econômica, cultural, religiosa, psíquica, acadêmica, familiar e ambiental. Pensar na escola é pensar na diversidade de saber. Mas para que isso ocorra com maestria é preciso conviver com essa diversidade de agentes que faz acontecer o ato de conviver dentro da escola. Desta forma, este trabalho vislumbra uma reflexão sobre as multifacetas das relações interpessoais no ambiente escolar através de uma discussão bibliográfica com ênfase no fazer docente. E isso só será possível quando considerarmos que as relações impessoais docente envolvem toda uma estrutura socioescolar, comumente denominada de comunidade escolar. Essa comunidade escolar converge para uma compreensão de diferentes atos do processo educativo, são os pais, gestores, coordenadores e supervisores escolar, secretários, ASGs, porteiros, bibliotecários, merendeira escolar e os próprios pares, os professores. Assim sendo, pensar nessa relação interpessoal dos professores demanda pensar na postura comportamental desse profissional em suas diferentes amplitudes. Amplitudes essas que não se resumem ao espaço restrito da sala de aula, mas que permeiam toda a estrutura da comunidade em que se encontra inserido. Quando pensamos no fazer docente junto a gestão escolar, frente aos pais, demais funcionários estão dialogando com o processo de relação interpessoal. E o fazer pedagógico tem sido objeto de discussão para além dos muros da escola, pois a necessidade de educar, ensinar ou mediar o conhecimento não se encontra delimitado fisicamente. Quando nos reportamos a experiência de Paulo Freire no processo de educação de crianças de rua vemos mais das possibilidades, e não a única, na discussão da relação interpessoal docente."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 17 - Ensino e suas intersecções"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV185_MD4_ID24511_TB8825_02092023223019.pdf"
    "created_at" => "2023-12-15 09:58:30"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALEVILSON DA SILVA TAVARES"
    "autor_nome_curto" => "TAVARES"
    "autor_email" => "alevilsonsilva@yahoo.com."
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI (UNIASSELVI)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ix-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 11 de dezembro de 2023

Resumo

O ambiente escolar é um espaço que apresenta um conglomerado de uma diversidade sociopolítica, econômica, cultural, religiosa, psíquica, acadêmica, familiar e ambiental. Pensar na escola é pensar na diversidade de saber. Mas para que isso ocorra com maestria é preciso conviver com essa diversidade de agentes que faz acontecer o ato de conviver dentro da escola. Desta forma, este trabalho vislumbra uma reflexão sobre as multifacetas das relações interpessoais no ambiente escolar através de uma discussão bibliográfica com ênfase no fazer docente. E isso só será possível quando considerarmos que as relações impessoais docente envolvem toda uma estrutura socioescolar, comumente denominada de comunidade escolar. Essa comunidade escolar converge para uma compreensão de diferentes atos do processo educativo, são os pais, gestores, coordenadores e supervisores escolar, secretários, ASGs, porteiros, bibliotecários, merendeira escolar e os próprios pares, os professores. Assim sendo, pensar nessa relação interpessoal dos professores demanda pensar na postura comportamental desse profissional em suas diferentes amplitudes. Amplitudes essas que não se resumem ao espaço restrito da sala de aula, mas que permeiam toda a estrutura da comunidade em que se encontra inserido. Quando pensamos no fazer docente junto a gestão escolar, frente aos pais, demais funcionários estão dialogando com o processo de relação interpessoal. E o fazer pedagógico tem sido objeto de discussão para além dos muros da escola, pois a necessidade de educar, ensinar ou mediar o conhecimento não se encontra delimitado fisicamente. Quando nos reportamos a experiência de Paulo Freire no processo de educação de crianças de rua vemos mais das possibilidades, e não a única, na discussão da relação interpessoal docente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.