A pandemia da COVID-19, doença causada pelo Coronavírus (Sars-CoV-2), assolou o mundo em 2020 e foi responsável por grandes transformações em todos os setores da sociedade. Na educação não foi diferente e, ao ser instituída a medida preventiva de isolamento social pela Organização Mundial da Saúde (OMS), as aulas presenciais foram suspensas dando lugar ao ensino remoto emergencial, modalidade adotada para que o aprendizado chegasse aos alunos para além dos muros da escola. Neste contexto, muitos desafios foram enfrentados por professores e alunos que tiveram que se adaptar abruptamente ao novo formato de ensino. Para tanto, nós educadores buscamos aprender a lidar com ferramentas digitais que possibilitassem a acessibilidade do ensino aos alunos, já que não havia previsão para o retorno presencial. Desse modo, o objetivo deste trabalho é refletir acerca dos desafios da prática do ensino da leitura em um cenário pandêmico, trazendo para este diálogo algumas possibilidades de uso de ferramentas digitais utilizadas para esse fim. Nosso trabalho segue o modelo da pesquisa bibliográfica e abordagem qualitativa. Para o desenvolvimento dos objetivos, buscamos apoio teórico em Bakhtin (2011), Novais (2017), Silva (2011) e outros estudiosos. Percorrer todo esse caminho foi muito significativo para nós professores, pois conseguimos vislumbrar com clareza a nossa capacidade de reinventar nossa prática docente para continuarmos firmes no nosso propósito de educadores, mesmo em contextos desafiadores. Assim, os resultados indicam que a aprendizagem não se limita ao espaço físico da escola, mas pode ultrapassar seus muros. Porém, a necessidade de fazer uso das tecnologias para o ensino remoto, expôs ainda mais o abismo entre as classes sociais