VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE RESIDENTES DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA
"2023-12-11 16:46:51" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 95025 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 520 "inscrito_id" => 9643 "titulo" => "VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE RESIDENTES DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA" "resumo" => "A formação de pedagogos (as) passa por diferentes espaços e contextos formativos, dentre os quais situamos os potencializados por meio do Programa Residência Pedagógica, ao propiciar a vivência e experienciação da docência nos espaços educacionais que contribuem para a formação inicial de professores. No Campus Vale do Rio Madeira, da Universidade Federal do Amazonas foi desenvolvido o Subprojeto de Pedagogia por meio do edital n. 011/2020 (elaborado pela Pró\x02Reitoria de Ensino de Graduação), correspondendo a segunda edição do programa, contudo houve enfretamentos não planejados, considerando que ocorreu no contexto da pandemia do Covid-19. Esta situação gerou os questionamentos da pesquisa: como foram desenvolvidas as atividades programadas da residência do Subprojeto de Pedagogia? Como os residentes vivenciaram a experiência docente nas escolas-campo em tempos de pandemia? Neste trabalho apresentamos reflexões dos residentes a partir da análise dos relatórios finais que foram produzidos no final do programa, isto significa que esta investigação tem base na pesquisa documental, priorizando a análise interpretativa. Os resultados indicam que houve desafios nesse processo: péssima qualidade de acesso à internet, dificuldade de acompanhamento e orientação nos grupos das turmas via whatsapp, pouca interação e abertura dos professores, falta de conhecimento e domínio das tecnologias digitais, evidenciando insatisfação dos residentes em relação ao ensino remoto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "658194be4449b_19122023100358.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2023-12-19 10:03:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILIANE CÂNDIDO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "LEILIANE" "autor_email" => "vleiliane90@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 95025 "edicao_id" => 316 "trabalho_id" => 520 "inscrito_id" => 9643 "titulo" => "VIVÊNCIAS FORMATIVAS DE RESIDENTES DO SUBPROJETO DE PEDAGOGIA DO CAMPUS VALE DO RIO MADEIRA" "resumo" => "A formação de pedagogos (as) passa por diferentes espaços e contextos formativos, dentre os quais situamos os potencializados por meio do Programa Residência Pedagógica, ao propiciar a vivência e experienciação da docência nos espaços educacionais que contribuem para a formação inicial de professores. No Campus Vale do Rio Madeira, da Universidade Federal do Amazonas foi desenvolvido o Subprojeto de Pedagogia por meio do edital n. 011/2020 (elaborado pela Pró\x02Reitoria de Ensino de Graduação), correspondendo a segunda edição do programa, contudo houve enfretamentos não planejados, considerando que ocorreu no contexto da pandemia do Covid-19. Esta situação gerou os questionamentos da pesquisa: como foram desenvolvidas as atividades programadas da residência do Subprojeto de Pedagogia? Como os residentes vivenciaram a experiência docente nas escolas-campo em tempos de pandemia? Neste trabalho apresentamos reflexões dos residentes a partir da análise dos relatórios finais que foram produzidos no final do programa, isto significa que esta investigação tem base na pesquisa documental, priorizando a análise interpretativa. Os resultados indicam que houve desafios nesse processo: péssima qualidade de acesso à internet, dificuldade de acompanhamento e orientação nos grupos das turmas via whatsapp, pouca interação e abertura dos professores, falta de conhecimento e domínio das tecnologias digitais, evidenciando insatisfação dos residentes em relação ao ensino remoto." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "658194be4449b_19122023100358.pdf" "created_at" => "2023-12-15 09:58:27" "updated_at" => "2023-12-19 10:03:58" "ativo" => 1 "autor_nome" => "LEILIANE CÂNDIDO VIEIRA" "autor_nome_curto" => "LEILIANE" "autor_email" => "vleiliane90@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM)" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ix-conedu" "edicao_nome" => "Anais IX CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2023 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2023" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "657b0765db1f0_14122023104717.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2023-12-11 16:46:51" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }